A fuga foi bem planejada, a liderança era clara, mas, afinal, fracassou. O autor que orquestrou o plano foi capturado e posto na solitária. Os fugitivos, detidos. E assim, as forças de segurança interviram e mais uma vez o dia terminou em paz… no abrigo de animais Friends for Life em Houston, no Texas, Estados Unidos. A história poderia ter paralelos com a série norte-americana Prison Break, se o protagonista desse caso não fosse Quilty, um gato de seis anos, e os fugitivos apenas filhotes. 

A história foi compartilhada pela própria instituição e viralizou com as imagens do gato Quilty em um “quartinho do castigo”, na verdade, uma sala usual do abrigo, porém com travas mais firmes. No rosto do felino, a expressão de desagrado é nítida. A legenda alertava: “Quilty não pode ser detido. E ele não tem vergonha”. Nas redes sociais, usuários fizeram até trocadilhos em inglês com o nome do animal, que ao substituir o Q pelo G, se torna Guilty, ou seja, culpado. 

O bichano foi parar na ‘solitária’ após liderar mais uma fuga de gatinhos no abrigo. Isso porque o comportamento libertário é recorrente. “A gente chegava de manhã e tinha que recapturar uns 15 gatos que tinham fugido durante a noite”, disse Jennifer Hopkins, assessora do abrigo, à CNN. As ações emergenciais de recuperação dos bichos começaram após Quilty chegar ao abrigo. Com expertise em abrir trincos, ele liberava os outros gatos e ficavam todos a postos a correr.

Novo lar

Quilty nasceu no local em 2012 e foi adotado por uma moradora da cidade. A mulher precisou se mudar e afirmou não ter condições de levar o animal. Há poucos meses, devolveu-o para o abrigo. Segundo Jennifer Hopkins, o comportamento de abrir portas pode até ser um reflexo do desejo do bicho de voltar para casa. As redes sociais entraram na brincadeira e até levantaram as hashtags #FreeQuilty (Quilty livre) e #QuiltyNotGuitly (Quilty não é culpado). O gato ganhou até Instagram e tem mais de 50 mil seguidores.

Após o sucesso das postagens do abrigo, Quilty já conseguiu uma nova família e aguarda apenas a documentação para ir a um novo lar. Até lá, continua culpado pelas rebeliões felinas no Friends for Life.