A nova função do Instagram intitulada “Cenas”, está exclusivamente em fase de testes no Brasil desde o último dia 12. A função permite que os usuários da rede social editem vídeos curtos, mudando a velocidade e até mesmo os sincronizando com músicas diretamente no Story.

A novidade é semelhante ao  Tik Tok, aplicativo de mídia chinês lançado em 2016 pela ByteDance. Ele é usado para criar e compartilhar pequenos vídeos com os seguidores, cortando-os em partes, com o objetivo de criar esquetes animados. Ele ficou mundialmente conhecido em 2017, após comprar o musical.ly, um ano depois do lançamento.

Essa não é a primeira vez que a rede social de Zuckerberg adiciona a principal funcionalidade de um concorrente no portfólio. Em 2016, o Instagram “criou” o recurso “Stories”, após a Facebook Inc. não conseguir efetuar a compra do Snapchat, um dos principais aplicativos de relacionamento digital da época. Desta vez, a “vítima” foi o aplicativo chinês e o motivo é semelhante.

Ocorre que o sucesso do Tik Tok está atrelado à ausência do Instagram e do Facebook na China. Este fato deu à rede social o título de aplicativo mais baixado dos Estados Unidos em outubro de 2018.

E, conforme o relatório da SensorTower Analytics, a rede social chinesa é o terceiro aplicativo mais baixado do mundo, atrás apenas do WhatsApp e Facebook, com mais de 1,5 milhões de downloads. E, não é necessário ser expert em redes sociais para saber qual é o objetivo de Zuckerberg com o “Cenas”. A novidade está disponível para dispositivos com sistema operacional Android e iOS.

E COMO USAR O CENAS?

Depois de gravar o vídeo, você pode salvar e publicar onde quiser. Vamos testar? Segue abaixo nosso tutorial.