(Foto: Reprodução/Youtube)

 

Os incêndios naturais envolvendo a Austrália começaram em setembro de 2019 e duram até hoje, vitimando cerca de um bilhão de animais. Os bichos que mais são afetados por essa onda de queimadas são aqueles que vivem em árvores, como os coalas que vivem em eucaliptos, altamente inflamáveis.

Em meio a tanto sofrimento e dor pela perda dos bichinhos, existem pessoas que estão arriscando a própria vida para salvarem os animais das chamas. Desta rede colaborativa e espontânea surgiram dois adolescentes australianos que resolveram – por si só -, ajudar no resgate do maior número de coalas que pudessem.

E para otimizar as ações , eles usaram o próprio carro. Micah Lovegrove contou com a ajuda do primo para realizar a missão em um trecho devastado, localizado na Ilha do Kangaroo,  na costa sul da Austrália.

Nesse local, os dois conseguiram salvar cerca de seis coalas que estavam com algumas queimaduras provocadas pelos incêndios. Segundo o portal de notícias ‘Huffpost’, após o resgate, os jovens conduziram os animais até um vizinho, que possui permissão para cuidar de animais selvagens.

A ilha Kangaroo tinha uma população estimada em 50.00 animais e era conhecida como uma das únicas ilhas que abrigava coalas sem clamídia, uma infecção bacteriana assintomática que pode causar cegueira, esterilidade e morte, sendo essencialmente importante à sobrevivência da espécie.

Em um vídeo publicado em uma rede social, Lovegrove afirma que está tentando salvar o máximo de seres vivos possíveis. De acordo com o coordenador de recuperação de incêndios florestais do Departamento de Meio Ambiente, Brenton Grear, os coalas que forem resgatados devem ser cuidados no mesmo local e não levados para o continente, para assim, evitar contaminação.