O Instagram completa dez anos nesta terça-feira, 6 de outubro, e desde 2010 tem alcançado algumas marcas invejáveis. A rede social, por exemplo, é a líder de público entre suas similares – voltadas para fotografia -, com mais de 1 bilhão de usuários. A primeira foto foi postada pelo fundador, Kevin Systrom, e mostra o pé dele ao lado do seu cachorro, um labrador. Na legenda, apenas uma palavra: “test”.

https://www.instagram.com/p/C/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Em 2012, o app foi comprado pelo Facebook de Mark Zuckerberg e só tem crescido desde então. Mas não são só os donos do Instagram que colhem os louros do app: muitos famosos, com apenas um post, conseguem muito dinheiro. Além disso, há os níveis de engajamento, que trazem bons rendimentos para os influencers pela quantidade de comentários ou de curtidas.

Há posts com mais de 10 milhões de likes e um com mais de 50 milhões. Alguns destes são muito simbólicos para fãs, como o post da atriz Jennifer Aniston com os outros integrantes do seriado Friends. Foram 16 milhões de curtidas.

https://www.instagram.com/p/B3o8vWDhlOh/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Kylie Jenner teve, por algum tempo, a foto mais curtida do Instagram. Hoje ela perdeu esse posto, porém, uma outra foto da modelo ocupa o segundo lugar: o nascimento de sua primeira filha, Stormi Webster.

https://www.instagram.com/p/Be3rTNplCHf/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Mas a foto mais curtida destes 10 anos de Instagram não estampa nenhum famoso ou nenhuma paisagem deslumbrante. É apenas um ovo, postado em 4 de janeiro de 2019. Hoje, tem 54 milhões de likes.

https://www.instagram.com/p/BsOGulcndj-/?utm_source=ig_web_copy_link

 

A história deste ovo, no entanto, é interessante. Como o próprio nome da conta revela, a ideia desde o princípio foi alcançar um recorde: superar a marca da foto mais curtida até aquele momento, a foto de Kylie Jenner com a filha. Alguns dias depois, já havia alcançado o recorde da digital influencer. Ainda assim, continua no ar e chegando cada vez mais longe.

A despeito da concorrência desleal do ovo, muitos famosos no Instagram têm mais a ganhar na rede social do que likes. Há celebridades recebendo milhões de reais por apenas um post. Separamos os cinco famosos que cobram mais caro por uma publicação na rede social criada por Kevin Systrom e Mike Krieger:

Famosos que cobram mais por um post

Em levantamento no realizado em julho deste ano, a empresa de análise de marketing Hopper HQ apontou as dez celebridades cujas fotos são mais caras para quem pagar por um post patrocinado.

Segundo o TechTudo, a Hopper HQ chegou aos resultados após conversar com os influencers, averiguar com outras empresas de marketing e aferir informações de preços disponíveis publicamente. Portanto, os números abaixo são estimativas. Para compor o preço, os patrocinadores avaliam o número de seguidores, o nível de engajamento (como os usuários respondem aquilo, se comentam, compartilham, só curtem), a influência do contratado sobre o seu nicho de mercado.

Na lista há apenas um brasileiro, o jogador Neymar, em 10º lugar. Com 142 milhões de seguidores, o desportista recebe até US$ 704 mil para fazer uma publicação, o que, no câmbio desta terça-feira, 6, é o equivalente a R$ 3,6 milhões. Apesar da quantia, o jogador do PSG figura em último lugar da seleta lista. Confira a seguir os cinco primeiros:

5º lugar – Ariana Grande
Com 203 milhões de seguidores, a cantora norte-americana poderia passar um bom tempo sem se preocupar com música ao realizar algumas postagens no Instagram, já que por cada uma receberia US$ 853 mil. Isto é, em reais, 4,68 milhões.

https://www.instagram.com/p/CEipprXl1f7/?utm_source=ig_web_copy_link

 

4º lugar – Kim Kardashian
A socialite Kim Kardashian não sai da mídia há anos, e nesse período seu patrimônio só tem crescido. O que é compreensível, tendo em vista que um post em sua conta no Instagram, que tem 189 milhões de seguidores, pode sair por US$ 858 mil para o contratante, o mesmo que R$ 4,71 milhões.

https://www.instagram.com/p/CF2Nj_sg0cI/?utm_source=ig_web_copy_link

 

3º lugar – Cristiano Ronaldo
O jogador português Cristiano Ronaldo, várias vezes eleito o melhor do mundo e ganhador do prestigioso prêmio Bola de Oura, tem 239 milhões de seguidores no Instagram. Um post patrocinado por lá pode custa US$ 889 mil ou R$ 4,88 milhões.

https://www.instagram.com/p/CF30yDsJ2EH/?utm_source=ig_web_copy_link

 

2º lugar – Kylie Jenner
Até alguns meses, a modelo Kylie Jenner liderava esta lista dos posts mais caros no Instagram. Foi superada, mas seus ganhos continuam altos. Uma postagem no Instagram de Kylie, com 197 milhões de seguidores, não sai por menos de US$ 986 mil. Isso mesmo, o equivalente, por aqui, a R$ 5,41 milhões. Por um post.

https://www.instagram.com/p/CFpgRIynrfD/?utm_source=ig_web_copy_link

 

1º lugar – The Rock
O ator e ex-lutador Dwayne Johnson se valorizou ao longo do ano. Ocupava o sexto lugar da lista em fevereiro, mas, surpreendentemente, foi alçado ao 1º lugar. Com 199 milhões de seguidores, The Rock, como ele é conhecido, cobra US$ 1.015 milhão para fazer um post. O que, aqui no Brasil, custaria ao contratante R$ 5,57 milhões.

https://www.instagram.com/p/CF9l2sjFQ4v/?utm_source=ig_web_copy_link

 

About the Author

Walber Freitas

Walber Freitas é jornalista do O POVO, radialista na equipe de esportes da Rádio O POVO/CBN, e autor do blog Vai, Forrozão! Trabalha no Grupo de Comunicação O POVO (GCOP) desde 2016. Assina a coluna PopMix às sextas desde 2018. Formado em Comunicação Social - Jornalismo - pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Acompanha assuntos de entretenimento, política, esportes, cotidiano e o que viraliza na web. Facebook.com/walberdefreitas Instagram: @walberfreitasoficial Twitter: @walberfreitas10 E-mail: walberdefreitas1@gmail.com

View All Articles