ID

TikToker faz sucesso mostrando sua coleção de próteses oculares com referências a Naruto

299

João Francisco Munhoz tem visão monocular, o que o faz enxergar com apenas o olho esquerdo. (Foto: Reprodução/Shueisha e Arquivo pessoal)

Um TikToker está fazendo sucesso mostrando sua coleção de próteses oculares. Mas o que chama atenção é que, além de uma prótese mais realista, ele tem olhos que fazem referência ao anime Naruto. Ao blog do O POVO Identidade Digital (ID), João Francisco Munhoz (@jucamunhoz) fala da importância de se falar nas redes sociais sobre visão monocular.

https://www.tiktok.com/@jucamunhoz/video/7063580273245523206

O gaúcho João Francisco Munhoz tem visão monocular, o que o faz enxergar com apenas o olho esquerdo. E no lugar onde havia o globo direito, o estudante de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) usa próteses oculares, com o objetivo de impedir o atrofiamento das pálpebras.

Outra lente do estudante é lilás com círculos pretos: é o Rinnegan, kekkei genkai do clã Ōtsutsuki, representado na história pelo vilão Pain. (Foto: Reprodução/Shueisha e Arquivo pessoal)

Prótese ocular

Em 2016 João foi fazer faculdade em Minnesota. Lá, ele começou a sentir dores e vermelhidão na área dos olhos. Após exames, descobriu que tinha uma doença autoimune chamada espondilite anquilosante. Em outubro de 2017, a retina do olho direito começou a descolar e, apesar de ter feito cirurgia no Rio Grande do Sul, perdeu a visão.

Com o tempo, o olho que já não enxergava passou a doer muito e, no ano passado, João fez uma nova cirurgia para retirar totalmente o globo ocular. Dois meses depois, o estudante foi a São Paulo fazer sua primeira prótese.

Leia mais: Indiano passa por cirurgia para retirar 82 dentes extras

Ao O POVO, João disse que a ideia do uso de próteses diferentes das mais usadas, realistas, não veio do nada. Quando ele ainda estava com o globo ocular intacto, ele passou por um processo de atrofiamento e isso o fez usar um tapa-olho. A ideia de se diferenciar dos demais o agradou. “As pessoas sempre ficavam olhando porque tinha coisa diferente no meu rosto”, disse.

A partir daí, João fez uma prótese preta, que tem a facilidade de não fazer notar a diferença de movimento da íris entre os dois olhos – algo comum em próteses “normais”. A partir daí, foi comprando lentes diferentes. “Se eu uso uma prótese diferente, as pessoas olham pra mim e veem que tem uma coisa a mais, e não que falta algo. Eu gosto da ideia de que tenho algo a mais que me diferencia”.

@jucamunhoz

Reply to @felipesouzaaraujo2 #protese #monocular #curiosidades

♬ 16 Pm – Linearwave

João tem duas próteses que fazem referência à animação japonesa Naruto. Uma delas é vermelha e faz alusão ao Sharingan, um poder de clã, chamado kekkei genkai, da família Uchiha. No anime, personagens que tem esse poder são Sasuke, seu irmão Itachi e o mestre de Sasuke, Kakashi – que, assim como João, tem apenas um olho vermelho. Outra lente do estudante é lilás com círculos pretos: é o Rinnegan, kekkei genkai do clã Ōtsutsuki, representado na história pelo vilão Pain.

@jucamunhoz

me diz qual tu gostou mais, vai ser difícil escolher qual das duas usar #naruto #sasuke #rinnegan #protese #VozDoMalvadao

♬ summer vibe – crazy bucket

As lentes do João Francisco são feitas em acrílico, artesanalmente. Como houve a necessidade da presença dele para tirar as medidas do olho, para que a prótese tenha um melhor encaixe, ele precisou ir a São Paulo. Mas próteses oculares podem ser encontradas em quase todas as capitais brasileiras – inclusive Fortaleza. O SUS fornece próteses, mas apenas as versões realistas.

Leia mais: Vídeo em timelapse mostra erupção de vulcão no Japão; assista

TikTok

O tiktoker já tem quase 80 mil seguidores na rede social. Ele diz que a recepção dos usuários é bastante positiva principalmente por se tratar de um anime. Acho que quebra alguns tabus porque as pessoas vão se acostumando e vendo que pode ser legal usar uma prótese diferente”, afirma, lembrando que mesmo alguns artistas usam lentes coloridas diferentes, como Pabllo Vittar.

O tiktoker ressalta que alguns artistas usam lentes coloridas diferentes, como Pabllo Vittar. (Foto: Arquivo pessoal)

“Tem muita gente que comenta que me acha bonito. Pra quem usa prótese é legal ouvir isso. Não é porque alguém não tem olho que vai ser automaticamente feia. Tem como ser bonito sem um olho”.

O estudante diz que uma das reações que mais o deixa feliz são de pessoas que, assim como ele, também têm visão monocular. “Tem muita gente que diz que eu ajudo porque não se sentem sozinhos. E eu me enxergo nelas”, afirma. E mesmo sua facilidade em falar sobre um tema que pode ser delicado, segundo ele, vem de um período de adaptação e terapia.

Mas apesar de mostrar seus diferentes modelos, João também gosta de, no início dos vídeos, mostrar como é o seu olho sem nada. O objetivo, segundo ele, é acostumar as pessoas e mostrar que existe beleza mesmo sem prótese nenhuma. “Eu não preciso dela pra ter o meu valor, sabe?”

@jucamunhoz

Reply to @mariomoraes23 #protese #monocular #curiosidades

♬ original sound – Juca Munhoz

Além dos vídeos no TikTok e no Instagram, João (nas redes ‘jucamunhoz’) também faz lives na Twitch, jogando e conversando.

Recomendado para você