Um Batman foi flagrado por uma câmera do Google Street View em Jeumont, na França. (Foto: Reprodução/Google Street View)

Se você já precisou ir a algum lugar desconhecido e utilizou o Google para se direcionar, já deve ter usado o Google Street View, ferramenta que mostra as ruas da cidade fotografadas pela empresa.

Mas alguns usuários de redes sociais foram além e notaram que diversas cenas inusitadas registradas pelo recurso. O POVO fez uma seleção de alguns desses flagrantes.

Registros do Street View

1. Coelho voador

Em um vídeo do TikTok, é possível ver um colelho que mira a rua, parecendo querer atravessar a rua. Mas no instante seguinte, quando o carro do Google passa, é possível ver o animal em uma altura irreal, atravessando a rua. O registou acabou viralizando na rede social.

https://www.tiktok.com/@frankieelicious/video/6712666897105554694

2. Harry Potter

O registro que parece de um homem voando numa vassoura enquanto segura o celular foi feito nas proximidades do canal Tàu Hủ, em Saigon, no Vietnã.

@thegoogleearthguy

ITS HARRY POTTER! #thegoogleearthguy #googleearth #fly #harrypotter #viral #fyp #funny #wtf #how #meme #fypシ゚viral

♬ original sound – TheGoogleEarthGuy

3. Como caiu?

Um burro foi flagrado caindo no distrito Kweneng, em Botsuana, na África Austral.

https://www.tiktok.com/@thegoogleearthguy/video/6957003612681817350

4. Criança na lixeira

Uma criança foi flagrada entalada na lixeira de um parque em Lausanne, na Suíça.

@thegoogleearthguy

Reply to @hebraketestedme i have so many questions on to how he got there. #fyp #thegoogleearthguy #viral #googleearth #trending

♬ yeeeee – cash moneyyyy

5

Coleta de imagens

Segundo o Google, a coleta das imagens é feita usando câmeras especiais, instaladas em carros e até em bicicletas. O equipamento combina as fotos graças ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). As imagens são panorâmicas, girando 360° no sentido horizontal e 290° no vertical.

Os veículos contam com nove câmeras direcionais. Scanners que lançam raios laser são encarregados de medir a profundidade e verificar como deve ser a tridimensionalidade do terreno em até 30 metros de distância. Um computador dentro do veículo armazena as imagens e os dados.

Entretanto, nem sempre as fotos saem perfeitas quanto à angulação, gerando distorções. E pessoas na rua, algumas vezes, são flagradas em situações inusitadas quando o veículo passa, o que já gerou processos judiciais contra a empresa.

About the Author

Sâmya Mesquita

Jornalista, escritora, bookstan e streamer

View All Articles