Feed do Instagram com mudanças (Foto: Divulgação)

Um novo recurso estará disponível nas próximas semanas no Instagram. Com ele, usuários da rede social poderão escolher ver a timeline de três formas diferentes: com conteúdo definido pelo algoritmo, com conteúdo produzido apenas por uma lista de contas que o usuário escolher ou com posts por ordem cronológica, em que as postagens mais recentes aparecem primeiro.

A novidade já começou a ser liberada nesta quarta-feira, 23, para usuários da plataforma em todo o mundo. O recurso para mudar a ordem das postagens estava em teste desde janeiro deste ano.

Para utilizar a nova ferramenta, será necessário tocar no logotipo do Instagram que fica no canto superior esquerdo do aplicativo, que dará as seguintes opções:

Novas opções de visualização da timeline no Instagram (Foto: Arquivo)

Página Inicial: é o formato padrão do Instagram, que é usado atualmente para usuários receberem atualizações no feed. Nesta opção, o algoritmo define as ordens dos posts, de acordo com o que acredita que vai atrair seu interesse, além de mostrar recomendações do seu interesse, incluindo de contas que você não segue. 

Seguindo: mostra a timeline em ordem cronológica, de acordo com as contas que você segue, sem que haja recomendações de contas que você não segue na plataforma.

Favoritos: permite que o usuário personalize o feed com posts, em ordem cronológica, através de uma lista com limite de até 50 pessoas. As pessoas escolhidas não serão notificadas quando forem adicionadas ou removidas da lista.

De acordo com a empresa, a mudança ocorre para que o usuário tenha um controle maior na decisão sobre como recebe atualizações na plataforma. Conforme a companhia, a decisão de manter o formato “Página Inicial” como padrão se dá após pesquisas mostrarem que os usuários preferem o modelo atual.

“Em média, as pessoas veem mais de 90% dos posts de seus amigos em um feed classificado com algoritmos. Esse número foi inferior à metade com um feed cronológico. E como as pessoas são mais engajadas em um feed rankeado, uma publicação é vista por 50% mais seguidores do que com o feed cronológico”, informou o Instagram em um comunicado. 

About the Author

Antoyles Batista

Cearense, 25 anos, repórter de mídias sociais e apaixonado pela vida.

View All Articles