(Foto: Reprodução/Twitter/New Scientist)

 

Um robô feito de lodo magnético com consistência de gosma despertou a curiosidade do público, e susto de alguns. Isto devido a invenção, que parece mais ter saído de um filme do Homem-Aranha, é um equipamento que pode passar por locais estreitos, segurar e até mesmo consertar objetos quebrados. É esperando ainda que o robô possa  ser usado no corpo humano.

O “cocô magnético”, ou “Venom do mundo real” (como foi chamado por alguns), foi criado em uma universidade chinesa de Hong Kong. De acordo com o pesquisador Li Zhang, em entrevista ao New Scientist,  ele e sua equipe misturaram uma série de partículas magnéticas para criar a substância que pode ser controlada remotamente.

O protótipo também lembra o aspecto de um slime, brinquedo de massa de modelar. Ele contém uma mistura de álcool polivinílico com bórax, elementos que são utilizados na fabricação de detergentes e produtos de limpeza. Assim, sua combinação permite que ao ser tocado rapidamente ele endureça e, de forma suave, se liquidifique. Pelo menos é o que explica Zhang sobre o fato de a gosma conseguir passar por espaços mais estreitos.

Ele revelou que o dispositivo pode ser utilizado fora dos laboratórios científicos em casos de cirurgias em humanos, como a redução de danos pela ingestão de algum objeto ou material metálico.

“O objetivo final é implantá-lo como um robô, fácil de manusear e de enxergar. Como ainda estamos tentando entender as propriedades desse material, precisamos torná-lo o mais seguro possível, prevendo sua permanência no corpo humano de forma gradual.”

Confira o vídeo:

 

Tagged in:

, , ,