Foto: Reprodução/ YouTube NASA Jet Propulsion Laboratory

O pequeno helicóptero robótico, rover Perseverance, que faz parte do Programa de Exploração de Marte da Nasa registrou um eclipse solar no Planeta Vermelho. No vídeo de pouco mais de 30 segundos é possível ver que Fobos, a maior lua marciana “em forma de batata”, bloqueia parcialmente o astro. No site da missão, a agência espacial revela que usou seu sistema de câmeras para capturar Fobos, uma das duas luas de Marte.

O vídeo foi gravado no dia 2 de abril, mas só foi divulgado nessa quarta-feira, 20, pela agência espacial americana. De acordo com o site, este tipo de registro permite que os cientistas observem as mudanças sutis das órbitas lunares por um nova perspectiva. “Essas observações podem ajudar os cientistas a entender melhor a órbita da lua e como sua gravidade puxa a superfície marciana, moldando a crosta e o manto do Planeta Vermelho”.

Ainda de acordo com o site, as imagens são as mais recentes de uma longa história de naves espaciais da NASA capturando eclipses solares em Marte.

Veja vídeo

 

About the Author

Glenna Cherice

Cearense , 28 anos, jornalista e Coordenadora de Mídias do Grupo de Comunicação O POVO. Instagram: @chericemagalhaes. Facebook: Glenna Cherice. Email: glenna.cherice@opovodigital.com

View All Articles