(Foto: Reprodução/Senamhi)

 

Um vídeo que circula nas redes sociais durante a final da Copa do Peru – equivalente a terceira divisão nacional -, em Tambo Grande, na região de Piura, tem chamado atenção dos internautas e o movito não tem relação com os lances da partida. O registro feito no último domingo, 9, mostra o momento em que um redemoinho se forma no meio do campo e deixa todos os espectadores presentes no estádio impressionados.

Segundo informações do portal El Comercio, em campo os times Smillero e San Andreas disputavam a final do campeonato quando tiveram o embate interrompido pelo redemoinho. Os atletlas se dispersaram com a chegada dos fortes ventos no gramado e os narradores do jogo tentavam explicar o que acontecia.

Através do Twitter, o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru (Senamhi), explicou que razões climáticas provocaram o fenômeno, que também pode ser conhecido na região como “diabo de poeira”.

Por conta da elevada temperatura no ar e solo do local, um forte fluxo de ventos se formou sendo direcionado para cima. “Esse redemoinho de areia pode ter entre 50 cm e 10 metros de largura, além disso, em alguns casos atinge uma altura de até 1.000 metros”, afirmou o instituto. Apesar de parecer semelhante a um tornado, eles garantiram que o “diabo de poeira” é totalmente inofensivo e não causa danos físicos.