O turista australiano Samuel Lockton foi condenado a um “ritual de perdão” após subir em uma árvore sagrada de um templo hindu na cidade de Kediri, na Ilha de Java, Indonésia, na última segunda-feira, 13.
O homem foi flagrado em cima da figueira pelos moradores, que, irritados com a cena, acionaram a polícia sobre a violação. Segundo o portal SEA Today News, em depoimento às autoridades do país, Samuel disse estar canalizando sua energia no seu “hobby”, que é subir em árvores durante suas viagens.
“O interessado admitiu que não sabia que suas ações perturbaram a ordem pública e não tinha intenção de desrespeitar a cultura balinesa”, disse o chefe do Escritório Regional do Ministério de Direito e Direitos Humanos da Indonésia, Anggiat Napitupulu.
O australiano pagou o equivalente a R$ 172 em uma cerimônia de purificação, da qual ele foi obrigado a participar e pedir pelo perdão da figueira, que representa o criador divino da Terra para os hindus.
A cerimônia requisitada pela polícia balinesa e organizada pelos anciãos da comunidade e os líderes do Templo Dalem Dakdakan foi realizada para apaziguar a raiva dos espíritos que ele havia perturbado.
Além da multa, Samuel será deportado nos próximos dias.