Benjamin Smith, o novo CEO da Air France-KLM, é canadense e enfrenta resistências por não ser francês(Foto: Divulgação)

Fortaleza –  No posto de CEO da Air France-KLM desde segunda-feira, Benjamin Smith, o ex-presidente da Air Canada,  anunciado em 16 de agosto, é o primeiro estrangeiro a comandar a companhia. Em vídeo gravado para os funcionários, ele disse que irá investir metade do salário em ações da companhia, ou 450 mil euros anuais.

Os 900 mil euros anuais são apenas a remuneração fixa. Benjamin poderá atingir 4,25 milhões de euros por ano. O montante pode ser alcançado com bonificações. Seria mais do que o triplo do antecessor.

“Já fiz um investimento pessoal ao me estabelecer com a minha família na França e hoje decidi fazer outro investindo metade do meu salário fixo – ou 450.000 euros por ano – no capital da Air France-KLM.  É uma maneira de mostrar minha confiança em nosso sucesso futuro”, disse ele.

Ele enfrenta resistências dos sindicatos. Benjamin era o número 2 da Air Canadá e se apresentou aos funcionários como “um canadense nascido no Reino Unido, de pai australiano e mãe honconguesa (de Hong Kong), e um apaixonado pela vida”.

A companhia tem em Fortaleza uma de suas mais importantes bases na América do Sul, desde que passou a operar em maio um hub no Aeroporto Pinto Martins em cooperação com a Gol. E a partir de abril de 2019, haverá rotas para Amsterdã e Paris de domingo a segunda-feira, pelas empresas Air France, Joon e KLM. Hoje, são cinco voos diretos semanais, sendo três para Amsterdã e dois para Paris.

Antecessor caiu em maio e não veio a Fortaleza

O antecessor de Benjamin era Jean-Marc Janaillac. Este renunciou em maio, após fracassar em negociação salarial com os empregados. No evento de lançamento do Hub de Fortaleza, a versão oficial para a ausência dele foram problemas pessoais.  Uma quase verdade, portanto. Leia mais aqui

Ao ser anunciado, Benjamin mandou um recado: “Estou ansioso para conquistar a confiança e o respeito de todas as equipes, trabalhando juntas para vencer neste setor de atendimento ao cliente altamente competitivo e em rápida mutação”.

E mais: “Passei toda a minha carreira neste setor e estou convencido de que as equipes do Grupo Air France-KLM são seus ativos mais fortes para seu sucesso futuro. Creio que ao longo das últimas duas décadas desenvolvi relações muito fortes de confiança com meus colegas da Air Canada e estou ansioso para conhecer as equipes da Air France-KLM”. Leia mais aqui

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles