O Startup Weekend Education – voltado para profissionais e aficionados por tecnologia educação – será realizado pela primeira vez na capital cearense, de 28 a 30 de agosto. A ideia é estimular a criação de protótipos de empresas ou projetos voltados para o desenvolvimento da educação.

O evento ocorrerá no Centro Universitário Estácio, Campus Moreira Campos e vai reunir empreendedores de diversas áreas durante 54 horas de imersão. O Startup Weekend Education Fortaleza alia inovação, imersão e empreendedorismo em torno de ideias para negócios em educação no setor tecnológico com baixo custo inicial, mas com grande potencial de crescimento.

O evento vai agrupar 120 participantes, divididos entre 30 desenvolvedores, 30 designers, 30 educadores e 30 empreendedores. As inscrições para o Startup Weekend Fortaleza são online, limitadas e seguem abertas até 27 de Agosto.

O interessado deve acessar o site e preencher o formulário. Os inscritos devem encaixar-se em uma destas categorias e pagam, cada um, uma taxa de R$ 100 (primeiro lote).

O evento, que começou em 2007 nos Estados Unidos, já passou por 135 países. No Brasil, depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Natal, Brasília e João Pessoa, desembarca pela primeira vez à Fortaleza na versão Education. Foram realizadas outras quatro edições em Fortaleza, três com temas abertos e uma focada em inovação de Negócios Sociais.

Em sua primeira edição, o Startup Weekend Education Fortaleza programa 54 horas de concepção de startups, conversas e palestras com especialistas de todo o país. Na dinâmica criada, os 120 inscritos participarão de um pitching na sexta-feira, no qual apresentam suas ideias aos demais. Em seguida, as cerca de 20 ideias melhor avaliadas seguem para aplicação no final de semana, reorganizando todos os participantes em grupos de trabalho para discuti-las.

Na sequência, haverá modelagem de negócios, prototipação, validação da solução, conversas com mentores, convergência, ajustes finais, apresentação e premiação. Ao fim do encontro, os novos empreendimentos formados no Startup Weekend Education Fortaleza serão julgados por uma banca formada por investidores, professores, políticos e empresários, que selecionarão os melhores projetos.

Durante os trabalhos de cada uma das ideias selecionadas, as equipes receberão auxílio direto de mentores, que repassam conhecimentos já vividos como empreendedores, consultores, pesquisadores ou professores. Vão participar, nesta ocasião, 16 mentores escolhidos pela representatividade dentro de suas áreas de atuação.

Com os patrocínios do Sebrae/CE, Estácio, Terra Verde Design, FB Ideias, MKF Contabildiade e Pubblicitá Produção e Estratégia, o evento tem a assinatura, entre outras empresas, como a Fundação Lemann, uma das mais influentes organizações de educação do país fundada por Jorge Paulo Lemann, Somos Educação, Gera Ventures e Techstars, uma das maiores aceleradoras de negócios do mundo com sede nos Estados Unidos.

 

Serviço
Startup Weekend Education Fortaleza 2015 
Data: 28 a 30 de Maio de 2014
Local: Centro Universitário Estácio, Campus Moreira Campos (Rua Vicente Leite, 300, Aldeota)
Inscrições abertas até 27 de agosto pelo site do evento

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles