Todos os Contos, de Clarice Lispector, publicação da Rocco

Coletânea ocupa lugar de destaque nas livrarias

Uma das publicações mais aguardadas do ano, a coletânea que reúne todos os contos de Clarice Lispector ocupa lugar de destaque nas prateleiras das livrarias há dois meses. A edição da Rocco não se destaca apenas por ser a primeira a reunir todos os contos da autora. É um exemplar caprichado em todos os aspectos: o papel, a capa protetora, as cores, o formato. Há muito tempo Clarice merecia a confecção de um livro nesse padrão.

Clarice tem uma escrita cotidiana, versátil e instigadora. É fato que a acusaram de ser uma autora hermética. Em 2015, ela passou a receber atenção especial da crítica e dos leitores. Nos Estados Unidos, a publicação da biografia Clarice, (Clarice Vírgula) fez um novo público conhecer a narrativa peculiar da escritora. A pesquisa foi organizada pelo norte-americano Benjamin Moser, que também é responsável a coletânea de contos – publicada primeiro em inglês sob o título The Complete Stories. A biografia escrita por Moser, que teve as primeiras edições feitas na extinta Cosac Naify, será republicada pela Companhia das Letras.

Todos os Contos é um livro para leitores, professores e estudiosos. Não apenas pela edição visivelmente luxuosa, mas pela oportunidade de ter os textos em apenas um suporte. É fato que Clarice nunca saiu das prateleiras. Em todas as grandes livrarias sempre houve edições dos exemplares disponíveis, mesmo que em padrão editorial mais simples. A oferta constante garantiu que o público conhecesse e amasse a escrita clariceana. Na academia há, também, um interesse inegável pela autora. Ela é uma das mais buscadas em trabalhos de conclusão de curso – monografias, teses, dissertações, artigos. Talvez perdendo em quantidade de publicação apenas para João Guimarães Rosa.

Veja vídeo com uma das últimas entrevistas de Clarice Lispector. Todos os blocos estão disponíveis no Youtube. Abaixo, a primeira parte:

A escritora nasceu na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Recebeu o nome de Haia. Clarice veio apenas em 1922, quando a família Lispector chegou ao Brasil. Durante a estadia em Maceió, Alagoas, os nomes de todas as filhas do casal Pinkhas e Mania foram “aportuguesados”. Em 1925, a família viaja para Recife – onde Clarice vive boa parte da infância. Dez anos depois, o grupo se transfere para o Rio de Janeiro. A caçula ingressa na Faculdade de Direito, escreve textos para jornais, trabalha como secretária, estuda. Ela sai do Brasil após casamento com um embaixador, Maury Gurgel Valente, com quem viveu em vários países da Europa e nos Estados Unidos.

Clarice, entretanto, retorna ao Brasil para dar continuidade a carreira de escritora. Publica livros infantis, romances, coletâneas de contos. Faz amigos nos meios literário e jornalístico. Morre em 1977, em 9 de dezembro, vítima de um câncer, meses depois de publicar um de seus livros mais celebres: A Hora da Estrela.

Serviço
Todos os Contos
Autor: Clarice Lispector
Organizador: Benjamin Moser
Preço médio: R$ 69,50

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles