Foto: Valério Lima/Divulgação

Foto: Valério Lima/Divulgação

O monólogo BR-Trans, montagem do ator cearense Silvero Pereira sob direção de Jezebel De Carli, foi lançado em coleção de dramaturgia contemporânea da Editora Cobogó. Além de comentários dos autores e explicações sobre movimentos da encenação, o livro conta com o texto da peça. BR-Trans, apontada pelo O Globo como uma das melhores montagens teatrais de 2015, é resultado do trabalho de Silvero sobre o universo trans (travesti, transexual e transformista) nas cidades de Fortaleza e Porto Alegre. A pesquisa foi iniciada em dezembro de 2012.

A peça coloca no palco várias histórias cruzadas e complementares sobre medo, solidão e morte, como um espelho das inquietações que movem Silvero e que o autor pôde coletar a partir de fragmentos dos depoimentos que encontrou em suas pesquisas. “Desde o lançamento, em 2013, BR-Trans foi um projeto de pesquisa documental. Pensamos construir não apenas um documento cênico, mas também literário – que constituísse um livro”, aponta Silvero Pereira.

A publicação tem, ainda, textos do dramaturgo João Silvério Trevisan e do deputado federal Jean Wyllys. A capa é assinada pelo ilustrador Sandro Ka.

Em janeiro último, após período de circulação nacional, BR-Trans foi apresentado em curta temporada em Fortaleza. Sozinho no palco, Silvero carrega o vestido vermelho e os saltos altos de Gisele Almodóvar – personagem e alter ego artístico do ator. A pesquisa que originou a montagem, e agora o livro, se apoia na perspectiva do teatro enquanto instrumento de transformação social, e na arte transformista como instrumento que legitima a linguagem cênica.

Capa do livro BR-Trans

Capa do livro

Serviço
BR-Trans
Silvero Pereira
Editora Cobogó
72 páginas, R$ 30

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles