Foto: Fabio Lima/O POVO

Foto: Fabio Lima/O POVO

Em prateleiras abarrotadas de livros ou sites despretensiosos da internet há uma infinidade de títulos para serem descobertos, saboreados e levados para casa. Os sebos, físicos ou onlines, fogem do estereótipo de local empoeirado com obras velhas e descuidadas. É possível encontrar obras que não estão mais nos catálogos das editoras, peças colecionáveis, livros para estudo e, se o leitor tiver sorte e estiver disposto a garimpar, exemplares autografados pelos autores.

No Brechó Literário Rimbaud, no Benfica, há livros em francês, inglês e espanhol para todos os gostos (e bolsos). Para atender os estudantes de instituições próximas, acervo é concentrado em História, Filosofia, Psicologia, Línguas e Literatura Estrangeira. “As pessoas têm o fetiche pelo livro usado. Ele tem uma história”, pontua Débora Costa Maia, proprietária. Por isso, os leitores ficam horas vasculhando as estantes e folheando páginas já gastas. Não é apenas o ato de comprar, é o ato de reencontrar o livro. Como a comunhão de dois amantes.

Os preços mais baixos podem até ser um atrativo, mas não são os únicos determinantes para a aquisição de livros usados. Em páginas da internet é possível encontrar exemplares que já sumiram dos catálogos das grandes editoras ou livrarias. Um afago para quem precisa fazer trabalhos acadêmicos ou pesquisas com títulos específicos. No site Livros Difíceis, por exemplo, o usuário cadastra o título e os administradores executam o trabalho de garimpo até achar.

Na contramão da crise, Vladimir Guedes resolveu expandir a venda de livros usados e abriu uma filial da Livraria Arte & Ciência, uma das mais antigas da Cidade. Na avenida 13 de maio, a unidade tem o térreo dedicado aos exemplares novos e o primeiro andar todo de livros usados. Em outra parte do prédio estavam guardados 12 mil títulos, em perfeito estado, prontos para ganhar o mundo e os leitores. Foi esse o acervo levado para o Centro, na loja inaugurada em agosto na rua Major Facundo. “Um oásis no caos”, afirma Vladimir.

 

Melhores sebos para comprar!

FÍSICOS
Brechó Literário Rimbaud
Onde: Rua Aratuba, 2142 – Benfica
Das 8 horas às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira
Outras info: 3281 9302

Livraria Arte & Ciência
Loja I: avenida 13 de Maio, 2400 – Benfica
Loja II: rua Major Facundo, 954 – Centro
Das 8h30min às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9 horas às 13 horas, aos sábados
Outras info: 3283 4422

Livraria Só Livros
Onde: rua 24 de Maio, 765 – Centro
Das 8 horas às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira
Outras info: 3063 8000

Sebo O Geraldo
Onde: rua 24 de Maio, 950 – Centro
Das 8 horas às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira
Outras info: 3226 2557

VIRTUAIS
Estante Virtual
Famoso site de compra e venda de livros, reúne usuários de todo o País. É possível encontrar dos clássicos aos livros raros.
www.estantevirtual.com.br

Livraria Acervo
Tradicional livraria de São Paulo, reúne acervo de filosofia, história, literatura, teatro, cinema, música, fotografia e outras artes
http://livrariaacervo.com.br/

Livros Difíceis
Especializado em livros raros ou com edições esgotadas. É possível cadastrar um título e os administradores se responsabilizam pela busca dos exemplares.
www.livrosdificeis.com.br

Flanarte
Se destaca pela ampla oferta de títulos. Tem acervo variado em crítica literária, literatura clássica e artes.
www.flanarte.com

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles