image

A escritora Marília Lovatel lança neste sábado, 1º de outubro, às 17 horas, na Livraria Cultura, seu oitavo livro. Inspirado nas rendeiras, a obra conta a história de três gerações de mulheres que traçam afetos e memórias entre almofadas e os bilros.

O movimento que produz a trama é coordenado com o pensamento de quem segura os bilros. A arte de fazer renda, uma das manifestações mais características da cultura cearense, é passada de geração para geração. O papelão, os alfinetes e a almofada se enlaçam em torções de mãos ágeis. Para a escritora Marília Lovatel, entretanto, o processo vai além da confecção da peça. Na trama das linhas também estão emaranhadas histórias de vida. Pensando nesse processo, ela traçou a narrativa de A menina dos sonhos de renda, livro que será lançado neste sábado, 1º de outubro.

Era 2013 quando Marília viu notícias sobre a produção da maior renda do mundo, em Aquiraz. Para chamar atenção do público, as rendeiras da região se mobilizaram em uma produção que ultrapassou 1 quilômetro e entrou para o Livro dos Recordes. Foi o gatilho necessário para a autora pensar que, quem faz a trama, também traça um caminho para a própria vida sobre os desenhos de papelão.

image

Em A Menina dos Sonhos de Renda, três gerações de mulheres são apresentadas: Filó, Marisol e Rosa. “E como pano de fundo temos uma aventura que vai se desenrolando com ação, clímax e desfecho. É uma narrativa poética. Por conta disso, fui contando a história das personagens e utilizando esse saber, essa arte, tão característica da nossa terra como é a renda”, pontua a escritora em entrevista.

É o oitavo livro publicado por Marília Lovatel. Formanda em Letras e mestranda em Literatura, ela começou a carreira de escritora em 2012, com a publicação de A Sala de Aula e Outros Contos pela Editora Scipione. De lá para cá, como ela diz, “os bons ventos da literatura não pararam de soprar”. Publicou obras por quatro editoras diferentes e viu seus textos ecoarem. “Principalmente os livros utilizados como indicação de leitura nas escolas”, aponta a escritora. Até o fim do ano, ela deve lançar o nono volume da carreira, um livro infantil sobre a cidade de Sobral.

Marília credita o bom momento vivido na carreira à posição que a Literatura Cearense tem alcançado no Brasil. “Socorro Acioli, Ana Miranda, Klévisson Viana e Tércia Montenegro conseguiram importantes prêmios”, exemplifica. Além disso, aponta a autora, o Ceará sempre teve produções literárias e artísticas a frente de seu tempo. “Começando com a Academia Cearense de Letras e indo até movimentos como a Padaria Espiritual. Nós temos uma tradição. Então, estamos vivendo esse momento favorável de reconhecimento da literatura contemporânea cearense, que é herdeira desse legado que começou lá atrás”, reflete.

SAIBA MAIS
As ilustrações de A menina dos sonhos de renda foram produzidas por Marcella Riani. Em 2013, a artista paulista percorreu todo o litoral cearense em busca de rendeiras e seus trabalhos. Parte das imagens construídas ao longo da pesquisa, feita como Trabalho de Conclusão de Curso, foi transferida para as páginas do livro.

Serviço
Lançamento de A menina dos sonhos de renda  seguida de sessão de autógrafos com Marília Lovatel
Quando: neste sábado, 1º de outubo, às 17 horas
Onde: Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010 – Aldeota)
Telefone: 4008 0800

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles