A cearense Socorro Acioli vai ofertar seu famoso Curso de Escrita Criativa na Livraria Cultura. A formação é o resultado de uma parceria entre a escritora e a livraria, dentro do projeto Cultura em Curso. O anúncio foi feito no dia 17 de outubro e, segundo declaração de Socorro no Facebook, essa é a última turma teórica.  A partir de 2017, ela vai  ministrar oficinas práticas de criação literária em Fortaleza e em outras cidades, sempre na Livraria Cultura.  O Curso de Escrita Criativa estruturado por Socorro Acioli é uma das formações mais conceituadas do tema e já colaborou com a construção de dezenas de livros.

Durante o curso, a escritora ensina as estruturas básicas para que o aluno possa construir narrativas. Serão dois encontros – realizados nos dias 3 e 10 de dezembro. As inscrições estão abertas.  O valor é R$ 300, podendo ser dividido em até dez vezes (ver serviço).

Socorro Acioli é uma das escritoras cearenses mais influentes da atualidade. É jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem formação em Roteiro de cinema, como aluna de Gabriel García Márquez (Cuba, 2006), Robert McKee (2010 e 2011) e Guillermo Arriaga (2011). Durante o curso, ela utiliza toda a experiência em construção de narrativas para ajudar os alunos a contar  histórias.

A escritora tem 20 livros publicados e recebeu vários prêmios e menções, com destaque para o primeiro lugar no Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL), categoria literatura infantil com o livro Ela tem olhos de céu, em 2013. Entre as obras mais conhecidas de Socorro estão A cabeça do santo (Companhia das Letras) e A Bailarina Fantasma (Seguinte). No momento, ela prepara duas obras – o livro Ópera do Medo  e um livro sobre o processo de escrita criativa, que será lançado pela Companhia das Letras.

Curso de Escrita Criativa
O curso ofertado na Livraria Cultura, em dezembro, terá as ferramentas básicas para que o aluno seja capaz de: compreender os mecanismos da ficção; analisar, contextualizar e criar histórias, desde os princípios básicos do enredo aos métodos criativos usados por escritores e roteiristas profissionais; entender os processos narrativos do passado, presente e futuro; captar o projeto artístico de cada narrativa; conhecer métodos de criação de personagem; descobrir a metodologia de trabalho de roteiristas e escritores de narrativas; e conhecer referências sobre outros cursos, livros e processos para continuar a estudar narrativas longas.

Serviço
Curso de Escrita Criativa
Com Socorro Acioli
Quando: 3 e 10 de dezembro, aulas das 10h às 13 horas e das 15h às 18 horas.
Quanto: R$ 300 (pode ser parcelado em até dez vezes)
Outras informações e inscrição no link!

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles