solange-lasalvia-escritora-1
A escritora Solange Lasalvia, o cordelista Alci Braga e a artista visual Cecília Shiki lançam neste sábado, 12 de novembro, o livro infantil Sapenilda e o Tesouro Perdido, publicação da Editora Dummar.

Utilizando elementos da fábula e a linguagem de cordel, a nova publicação é uma continuação das aventuras de Sapenilda. A personagem, criada por Solange, ficou conhecida do público na obra O Rapto de Sapenilda. O lançamento acontece às 18h15min, na programação da Festa Literária de Aquiraz (Flaq).

Para a criação da história, houve um casamento entre os traços de Cecília e as palavras de Solange e Alci. Os três estarão amanhã, na área externa do Beach Park, para atender os pequenos leitores. “O trabalho do ilustrador é de suma importância. Quando estamos criando a história, temos na nossa cabeça uma imagem pronta, pintada, colorida. E, se não houver entrosamento entre o ilustrador e o escritor, é decepcionante para quem irá ler”, pontua Solange.

sapenilda-mockup

A narrativa em cordel é o diferencial de Sapenilda e o Tesouro Perdido. O versos têm ligação natural – como uma canção entoada para as crianças. Na história, a protagonista encontra um mapa e pensa ter achado o caminho para um tesouro encantado. Ao perseguir as trilhas, entretanto, Sapenilda é confrontada com histórias de outros personagens e pela necessidade de lutar pelo bem-estar coletivo. Ao fim, ela tem uma grande surpresa.
Segundo Solange, o ofício de escritora de publicações infantis, no Brasil, pode ser comparado a um “sacerdócio”. Ela sempre gostou de fazer de literatura e trabalha com cordel desde a adolescência. “Meu pai fazia paródias e rimava como ninguém”, lembra.

A ideia do primeiro livro, entretanto, veio de forma despretensiosa. “Eu estava no ônibus e surgiu a história. Escrevi o primeiro livro da Sapenilda em dois dias”, afirma. A personagem que ganha agora o segundo volume, segundo Solange, ainda promete viver muitas histórias e épicas aventuras.

Serviço
Lançamento Sapenilda e o Tesouro Perdido
Quando: sábado, 12, às 18h15min
Onde: Vila Azul do Mar, no Beach Park
Entrada franca.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles