Leituras da Bel

Clubes de leitura: a delícia de compartilhar saberes, livros e opiniões

1561 13

Café-Clube de Leitura, no Espaço O POVO (Foto: divulgação)

Conversar sobre um livro é quase tão prazeroso quanto o ato de ler. Envolvidos pela leitura e pelas personagens, nós discutimos com amigos e colegas sobre as características do texto, a perspicácia do narrador, a engenhosidade do escritor, os caminhos da história. Em Fortaleza, nos últimos meses, vários Clubes de Leitura começaram atividades ou ampliaram o número de participantes. São coletivos envolvidos e engajados, que se reúnem periodicamente para discutir sobre um ou dois livros escolhidos. Com a ajuda de amigos, colegas e desconhecidos do Facebook,  eu fiz uma lista com alguns dos Clubes de Leitura em funcionamento na cidade. 

Há opções em vários bairros e com vários perfis de leitura! Dos quadrinhos aos clássicos internacionais. Dos autores nordestinos aos livros contemporâneos.

Você conhece outro Clube de Leitura? Sabe mais informações sobre um dos coletivos da lista? Quer fazer uma correção nas informações da postagem? Quer formar um Clube de Leitura? Tem experiência com compartilhamento de leitura e quer opinar? É só comentar na postagem! Essa lista pode/deve ser ampliada, mexida, acrescentada e incrementada! O importante é que todo mundo encontre um grupo para compartilhar saberes, leituras, personagens e opiniões!

Veja a lista:

Leia Mulheres Fortaleza
Acontece na Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010), sempre no último sábado do mês às 19 horas. A mediação é de Alessandra Jarreta. Outras informações no telefone 4008 0800 ou no link!

Clube de Leituras da Bel
É o clube dos leitores do blog. Vamos realizar o segundo encontro no dia 2 de setembro, às 14 horas, no Theatro José de Alencar.  O objetivo é discutir as duas ou três obras e traçar conexões. A cada edição, o clube vai ocupar um novo espaço na cidade. A ideia é levar livros, leitura e literatura para locais abertos, públicos e bonitos de Fortaleza. E, como serão sempre dois livros, vamos manter a periodicidade bimestral. Outras informações no link!

Clube do Quadrinho Rebirth
O coletivo é especializado em HQs. Também é realizado na Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010). Os encontros acontecem nas últimas quintas do mês, às 19 horas. Outras informações através do telefone 4008 0800 ou no link!

Clube de Leitura Dito e Feito
O grupo discute mensalmente uma obra de autor nordestino.  A mediação é de Alessandra Jarreta. Os encontros acontecem no Dito Feito Brechó & Cultura (rua João Alves Albuquerque, 34, Parque Manibura). Outras informações no link!

Café-Clube de Leitura
Realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte (avenida Aguanambi, 282). São encontros mensais, sempre às quartas-feiras, para discutir sexualidade e literatura.  A mediação é dos jornalistas Jáder Santana e Marina Solon. Outras informações no link!

Clube de Leitura Divina Comédia Humana
Criado em dezembro de 2014 para realizar leituras da Comédia Humana de Honoré de Balzac, o grupo já fez mais de 50 encontros. Outras informações no link!

Clube do Livro – PET Pedagogia da UFC
Foi criado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia/UFC. Os encontros acontecem em espaços da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a ideia é discutir sempre dois livros. Mais informações no link.

Clube de Leitura Sublime
As atividades acontecem na Confeitaria Sublime (rua Eduardo Bezerra, 1276 – São João do Tauape). Em geral, os encontros acontecem no último sábado do mês, às 10 horas. Outras informações no link!

Clube de Leitura Amor En-Cena
Grupo se reúne na Livraria Leitura do Shopping Del Paseo (avenida Santos Dumont, 3131), sempre aos domingos, das 18h às 19h30min. A organização e a mediação são realizadas por Camila Ricarte. Sempre são discutidas obras que falam sobre amor. Outras informações no telefone 3458 0300.

Clube do Livro Confraria de Leitura da Escola Municipal Jornalista Demócrito Dummar
Reuniões semanais realizadas nas sextas-feiras, das 7h30 às 9 horas e das 13h30 às 15 horas. O clube, que tem quase 21 anos de existência, funciona na Escola Jornalista Demócrito Dummar (avenida Euclídes Paulino Barroso, 2477 – Canindezinho).  Além da leitura compartilhada, o grupo faz empréstimo de livros para alunos, pais e avós. Outras informações no telefone 98717 4539.

 

Recomendado para você

13 Comentários

  • Maria Aline disse:

    Oiee!
    Faço parte do Clube do Livro, projeto do PET Pedagogia. Sou petiana e clubista como muito amor.
    A ideia foi criar um espaço de trocar de vivências literárias entre os estudantes do curso, hoje, como um ano praticamejte, o CDL têm clubistas de vários cursos da UFC e de fora da Universidade. Gratidão por divulgar, gratidão à Kelly por nos indicar. ^^! Conheça nossa page no Facebook Clube do Livro.

  • Tiago Barreto de Lima disse:

    Olha nosso clube aí gente! CLUBE DO LIVRO – PET PEDAGOGIA – UFC grandes leituras, vibe super massa, e também uma comidinhas que ninguem é de ferro. Sou clubista! Venha vc tbm!

  • Bruno Vasconcelos disse:

    link da pagina do clube do pet pedagogia=P https://www.facebook.com/Clube-do-Livro-1108807762487809/

  • Lia disse:

    Sugiro a Tag Experiências Literarias.
    É um clube não presencial.
    Vale a pena! Procurem na net!

  • Oi, Isabel! Fortaleza tá que tá, hein, muitos clubes =OO
    Acho super bacana que estejam despontando nas cidades. Aliás, faço parte do Clube do Livro Maranhão (@clubedolivroma twitter, facebook, insta); por aqui temos (hoje) uma variedade de projetos literários <3 Às vezes rola até crossover!

    Vida longa aos clubes :))

  • JOÃO TELES disse:

    Paz pra quem ler. Clap, clap, clap!

  • Érica Solon Cardoso disse:

    Isabel,

    sei que tem também o Amor En Cena, que se reúne todo último domingo do mês, às 18h também na Livraria Leitura do shopping Del Paseo.

    Eles escolhem sempre livros que versam sobre amor!
    Mais informações: https://www.instagram.com/amorencen_/

  • Oi, Isabel! Primeiramente parabéns pela iniciativa! Precisamos de ações assim para incentivar a leitura dos brasileiros que tem índices tão baixos.

    Então, eu tenho um clube de livros, chamado Clube das Ideias, cujas reuniões ocorrem uma vez a cada bimestre em alguma livraria de Fortaleza com temas de assuntos que não nos ensinaram na escola, como educação financeira, habilidades sociais, negócios, etc. Como não temos local e data fixa, não posso afirmar com certeza as datas e horários.

    O próximo encontro será terça, dia 4/4, às 19h no Auditório A3, Bloco A da Unifor com o tema Empreendedorismo e Criação de valor. Debatendo as ideias do livro Manual do CEO, do Josh Kaufman, e teremos inclusive três convidados fundadores da Start Up Digital Influencers para falar sobre o assunto.

    A ideia desse encontro será incentivar o espírito empreendedor dos convidados.

    Inscrições comigo no Facebook “Aleno Oliveira” e no local!

    Todos convidados! Evento aberto e gratuito.

    Também tenho um canal no Youtube no qual falo de livros. =)

    Obrigado e parabéns novamente pela iniciativa.

  • Cléia disse:

    Olá!
    Adorei a matéria, trabalho em uma biblioteca e estamos lutando aqui para manter vivo nosso Clube do Livro – Círculo das Letras, nossos integrantes são estudantes do 6º ao 9º ano de uma Escola Estadual, eles são encantadores e passei por aqui em busca de novas ideias, sempre bom não é mesmo!? Nossos encontros são semanais, voltando das férias agora teremos um momento bem legal, a finalização de um amigo secreto onde foram sugeridos livros para a leitura nas férias, trocamos os “presentes” no último encontro, acho que (como sempre!) teremos boas surpresas! São incríveis, amo conhecer suas visões, “ler” os livros pela perspectivas destes adolescentes está sendo uma experiência e tanto… as discussões são riquíssimas… Gostei muito de saber da existência de tantos Clubes… Inspirador!

  • Fátima disse:

    Faço parte de dois grupos de leitura, sendo um grupo virtual(excelente) que é o conclave literário e um local que é o Clube Ponto de Leitura Intinerante – CPLIadministrado pela Cris poeta e escritora

  • Olá, Isabel! Gostaria de apresentar um clube de leitura que está nascendo, chama-se Releituras da Vida.
    Trata-se de um Grupo de leituras terapêuticas, e a ideia é estimular o encontro com livros e temáticas que proporcionem a reflexão sobre questões importantes da vida, as emoções, relações, saúde emocional em geral. A mediação é feita por psicólogas, que facilitarão o diálogo, a busca por ressignificação e o desenvolvimento pessoal. Os encontros ocorrem uma vez por mês, na Av Washington Soares, 855. Sala 609. Inscrições e informações no Link https://www.facebook.com/traumapsi/

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 12 =