Ayla Andrade

A primeira edição da Fresta Literária acontece nos dias 22 e 23 de julho, sábado e domingo,  a partir das 14 horas, na Praça dos Leões. Ayla Andrade, Ethel de Paula, Nina Rizzi, Sara Sintique, Tetê Macambira e as mulheres do grupo Nóis de Teatro são presenças confirmadas. Elas vão falar sobre seus escritos e suas artes.

Durante a Fresta Literária 2017, a mesa Leitoras Públicas: Diversas vozes para diversas literatura terá diálogo sobre as  diversas vozes, em especial as femininas, que compõem a literatura de um modo geral. Participam dessa mesa Sara Síntique, Tetê Macambira, Nina Rizzi e Talles Azigon. Mais detalhes da programação serão divulgados em breve.

Da esquerda para direita: Tetê Macambira, Nina Rizzi, Sara Sintíque, Ayla Andrade e Talles Azigon

Escritores cearenses apostam na poesia como forma de expressão. Esta é a proposta da mesa  A poesia que persiste no escuro. A ideia é trazer uma abordagem sobre o mundo mediado por imagens e abrir algumas indagações sob qual papel tem a palavra, o verso, a rima e o poema. Renato Pessoa, Jardson Remido e Nina Rizzi fazem participações.

Veja perfis das participantes
Sara Síntique. Graduada em Letras Português-Francês e mestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Nasceu em Iguatu (CE), em 1990, e reside em Fortaleza desde 2001. Autora do livro de poesia Corpo Nulo (2015, Editora Substânsia), também é atriz e performer.

Tetê Macambira. Escritora, blogueira, revisora e (ex-)professora. Pretende que o mundo há de se tornar um local melhor quando a poesia virar artigo de todo dia. Onde existir vida, está mais que disposta a ir lá e contar histórias, recitar poesias e escrever prosas – e falar incansavelmente sobre. E ainda acha que as letras são os melhores desenhos que aprendeu na infância.

Nina Rizzi

Nina Rizzi. Quer ser selvagem quer de tudo desmilitarizar, desescolarizar, descivilizar, na arte, na tradução, na poesia, na vida, na vida, na vida arrisca desastres, nunca teve um nome Ernesto mas foi e é Ellena em chamas. Entre suas obras Tambores pra n’zinga (poesia), Duração do Deserto (poesia) e Geografia dos ossos (poesia).

Ayla Andrade. Assistente social e escritora. Usa o ônibus para escrever e deixa a caneta na bolsa. Escreve o blog uma escada para o nada. Tem um livro de contos lançado pela Editora Substânsia – O mais feliz dos silêncios, em 2013. Tem alguns textos publicados em jornais, revistas e antologias como MassaNova: antologia de poemas; O cravo roxo do diabo: o conto fantástico no Ceará; Encontos e desencontos; Caos Portátil e outros. Tem alguns diletos amigos, não vive sem música. Tem mau humor mais freqüente do que deveria, mas sabe fazer sorrir quando quer.

Ethel de Paula. Colocou um desafio para si mesma: tentar buscar transformar em literatura e produção acadêmica as impressões e as itinerâncias do poeta andarilho Mário Gomes. O teto de estrelas do poeta muitas vezes não foi só metáfora. Ela esteve próxima ao poeta que empresta não só suas metáforas, mas também a data de nascimento para a idealização dessa Fresta Literária. Ethel, em sua itinerância de pesquisadora, escritora e jornalista, nos trará um pouco desses beijos nas noites de Mário Gomes.

Grupo Nóis de Teatro. Mergulhadas nos estudos sobre corporeidade e performatividade, as atrizes do Nóis de Teatro, trazem a abertura de processo da pesquisa do seu novo espetáculo, Despejadas, que é um dos processos dos Laboratórios de Criação, do Porto Iracema das Artes. A rua ocupada por mulheres prontas pra guerra. Mulheres com seus corpos explosivos se jogam como granadas, que explodem espalhando suas dores em cima de tudo e de todos. A partir de fragmentos do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, um recorte histórico do ontem e do hoje. A única saída é a luta.

Serviço
Fresta Literária
Quando: 22 e 23 de julho, sábado e domingo,  a partir das 14 horas
Onde: Praça dos Leões (Centro)
Programação completa será divulgada em breve
Outras informações: www.facebook.com/LiterariaFresta/

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles