Por Lilian Martins*

“Adeus, Aurora” é o título do novo álbum da banda de indie rock Supercombo. Este também é o mesmo nome da revista em quadrinhos que a banda lançou em dezembro do ano passado. Mas essa proposta de unir música e HQ remonta desde 2014, quando o conjunto apresentou ao público, em seu terceiro disco “Amianto”, uma personagem feminina na canção que deu título ao trabalho. A tal “moça da sacada”, agora, retorna a este novo álbum em que podemos, finalmente, conhecê-la como Aurora, não à toa é ela também a protagonista da HQ que leva seu nome. Assim, as músicas deste novo CD podem ser ouvidas como trilha sonora da revista em quadrinhos ou de forma individual a gosto dos fãs!

A história da revistinha tem roteiro da própria banda em parceria com o desenhista e autor Jean Diaz, ex-membro do grupo e, atualmente, ilustrador para grandes editoras, como a Marvel e a DC Comics. Inspirações para este projeto não faltam, uma das referências foi o cantor Gerard Way, fundador do grupo musical americano My Chemical Romance, que vem se dedicando, nos últimos anos, a também escrever histórias em quadrinhos. O sucesso tem sido tamanho que até a Netflix está de olho nas produções gráficas do artista. A plataforma de streaming mais popular do mundo está desenvolvendo a adaptação de Umbrella Academy, escrita por Way com ilustrações do brasileiro Gabriel Bá, para uma de suas séries.

Supercombo

A Supercombo foi criada, em 2007, na cidade de Vitória (ES), passando por diferentes formações. Hoje, ela é composta por Leo Ramos (voz e guitarra), Pedro “Toledo” Ramos (guitarra e voz), Carol Navarro (baixo e voz), Paulo Vaz (teclado) e André Dea (bateria). Ao todo, a banda já lançou 5 álbuns e 1 EP, são eles: Festa? (2007), Sal Grosso (2011), Supercombo (2012), Amianto (2014), Rogério (2016) e Adeus, Aurora (2019).

Supercombo

O repertório de “Adeus, Aurora” traz temas ligados à nossa sociedade atual, mas com uma roupagem sonora um pouco diferente dos discos anteriores. Desta vez, o grupo se arrisca mais e apresenta músicas que passeiam por diversos estilos, sem perder a essência do som rock and roll independente característico da Supercombo. Com 10 faixas autorais e inéditas, compõem o CD as canções: “Guarda Chuva”, “O Guerreiro e a Selva”, “Menina Largata”, Robozin”, “2 e 1”, “Meu Colorista”, “Parafuso a Menos” “Cela”, “Xepa das Estrelas e “Maremotos” que já conta com mais de 1,5 milhões de visualizações no YouTube.

Confira a música “Maremotos”:

 

Mixado por Leonardo Ramos, em São Paulo, e masterizado por Chris Hanzsek, em Seattle, “Adeus, Aurora” teve seu projeto gráfico e direção de arte idealizado por Paulo Aguiar, Fernando Cescon e Gabriel Dantas com produção da própria Supercombo.
Ouça “2 e 1”:

Ainda sem agenda no Nordeste, a banda segue em São Paulo fazendo a divulgação do novo álbum. Mas se você ficou curioso para saber mais sobre a HQ do grupo, já pode conferir o primeiro capítulo gratuitamente no site da própria Supercombo:

https://www.gritaria.com/adeus-aurora

Certamente a narrativa d’ Aurora, seja musical ou gráfica, também vai encantar você! Aumenta o som e Boas Leituras!

***

*Lílian Martins é jornalista, tradutora, professora, pesquisadora e militante em Literatura Cearense. Mestre em Literatura Comparada pela UFC com a dissertação: “Com saudades do verde marinho: O Ceará como território de pertencimento e infância em Ana Miranda”, vencedora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura (2015) e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) em 2016. É uma apaixonada por rádio, sebos, pelos filmes do Fellini, os poemas de Pablo Neruda e outras velharias…

Confira também nossa playlist no Spotify:

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles