Leituras da Bel

Como manter a sanidade em tempos de Coronavírus: dicas para um home office produtivo e organizado

De repente, nós passamos a trabalhar e a estudar em casa. A pandemia provocada pelo Novo Coronavírus tirou boa parte da população de seus locais de trabalho. Um lugar organizado para trabalhar e estudar é essencial. Os ânimos estão aflorados, as pessoas estão ansiosas, o mundo parece ter saído de órbita. Então, para conseguir concentração suficiente no trabalho ou nos estudos, é necessário cuidar, também, dos nossos novos locais de produção. Lembrando que, quanto mais tempo passamos em casa, mais rápido vamos reduzir a disseminação da doença. Então, aos leitores do blog, faço um pedido: fiquem em casa, só saiam em casos extremos!

Mas sei que nem todas as pessoas são habituadas a produzir em suas residências. Então, preparei algumas dicas que podem ajudar! Você tem mais alguma sugestão? Pois comenta aí!

Home Office

– Organize todos os materiais necessários antes de começar a trabalhar. A movimentação de levantar para buscar canetas, papel e outros objetos acaba tirando a concentração.

– Se certifique das condições de iluminação do lugar que escolheu. Não pode ser escuro demais ou claro demais. Use uma cortina (ou pedaço de tecido, ou jornal, ou EVA) para bloquear a luz.

– Caso não tenha um lugar fixo para usar como escritório, você pode colocar todos os materiais em uma caixa e ter o seu “home office móvel”. Claro, a mobilidade está restrita à residência, ok? Eu aprendi esta técnica com a Thais Godinho, do Vida Organizada (@vidaorganizada), e me ajudou demais quando morava em outro apartamento.

– Coloque um recipiente com água fresca logo que começar os trabalhos. É importante manter a hidratação!

– Não caia na tentação de trabalhar/estudar de pijama. Os primeiros dias são ótimos, mas, depois, você acaba se sentindo um “lixo humano”. Coloque uma roupa legal, passe perfume, use maquiagem se gostar, faça a barba e use outras estratégias que digam para sua mente: “agora é hora de trabalhar”.

– Faça um alongamento antes de começar a estudar ou trabalhar. E acredite: ajuda muito!

– Avise para as pessoas da casa que aquele é o momento para trabalho ou para estudo. Inclusive, pedindo que os televisores e os aparelhos de som fiquem em volume baixo. Você não vai conseguir se concentrar se um parente entrar no escritório a todo instante com a atualização dos casos confirmados de Coronavírus.

– Sei que é particularmente difícil para quem tem crianças em casa. É um desafio gigante e sou muito solidária com pais e mães. Tente deixar os pequenos ocupados com atividades, brincadeiras, jogos de tabuleiro. Tente não ficar desesperado se a produtividade cair. Tente estabelecer uma rotina com eles também. São tentativas. Nem sempre dará certo. Acho que o “segredo” é adaptar para o perfil das crianças que estão com você.

– Estabeleça uma jornada caso esteja trabalhando. Você trabalha normalmente das 8h às 12h e das 14h às 18h? Continue em um ritmo semelhante. Cair na tentação de resolver “coisas do job” às 22 horas ou de almoçar enquanto realiza uma atividade… não aconselho!

– Está estudando? Alterne com um filme, um episódio de série, uma ligação para a avó que está longe.

Essas são as minhas dicas para vocês 🙂 Espero que gostem e que consigam adaptar para as muitas realidades. Aquilo que é fácil para mim, bem, pode ser impossível para outras pessoas. E algumas ideias podem ser úteis e revolucionárias para algumas pessoas. O importante é todo mundo ajudando o coleguinha – à distância!

E quero saber: como estão trabalhando nos dias de quarentena?

 

 

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *