Ministrado por Rômulo Silva e Rodrigo Lopes, o curso online Pele negra, máscaras brancas: Frantz Fanon está dividido em seis encontros. Ao longo da formação, será abordada a obra “Pele Negra, Máscaras Brancas” do filósofo e psiquiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961) por meio de discussões dos textos e de análises de obras de arte.

Rômulo Silva é poeta, arte-educador e jornalista. É integrante do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (Covio/Uece), onde também coordena a linha de pesquisa “Estudos afro-atlânticos”. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE).

Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Coordenador do LAC – Laboratório de Arte Contemporânea. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes (Unesp).

Rodrigo Lopes

“Pele Negra, Máscaras Brancas [Peau noire, masques blancs, 1952], apresenta uma reflexão acerca da invenção da raça como projeto moderno-colonial de dominação. O que Fanon propõe é um verdadeiro caminho de cura, que começa pela e na linguagem. Essa cura requer um trabalho descomunal em si mesmo e, eventualmente, a prática da violência em oposição a este sistema moderno-colonial capitalista-patriarcal”, explica o material de divulgação.

Rômulo Silva

E continua: “Neste sentido, para Fanon, o desmantelamento deste sistema que inventa a si Mesmo e o Outro (designado como racialmente inferior) significa, dentre outras coisas, libertar-se do racismo por meio da liberação do desejo e seu redirecionamento a novas afeições. Inventar uma existência contrária ao racismo passa, portanto, por uma miríade de práticas de reconfiguração e de insubmissão. A meta, a cada vez, é escapar de uma representação estática de si mesmo e dos incessantes vaivéns entre o ódio e o fascínio, o ressentimento e o desejo de vingança”.

Serviço
Pele Negra, Máscaras Branca
Quando: 16, 18, 20, 22, 24 e 26 de abril (seis encontros)
Turnos: Manhã (10h – 12h) ou Tarde (16h – 18h)
Investimento: R$ 60
Certificado: 12 horas
Informações: Rômulo (98958-4553 / franromulosilva@gmail.com / @franromulosilva) e Rodrigo (11) 98919-5260 / rodrigolopesco@gmail.com / @bichantirracista)
Clique aqui para encontrar o formulário de inscrição

 

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles