No próximo domingo, 19 de abril, às 18 horas, o escritor e roteirista Zé Wellington vai participar de um bate-papo sobre “Quadrinhos e Regionalismo entendendo o Ceará através das histórias” em seu perfil @zewellington. A ação faz parte do Tudo Em Casa Fecomércio. “A palestra propõe o fomento da prática adequada da leitura para o estímulo à leitura de obras do tipo histórias em quadrinhos com relação com o Ceará e à cultura nordestina. As histórias em quadrinhos, com sua capacidade de aliar texto e imagens, têm se mostrado uma maneira única de comunicar mensagens de forma a serem facilmente compreendidas por crianças, jovens e adultos. Outros objetivos deste tipo de material são conquistar outros leitores, abrindo seu sentido para a contemporaneidade, e oferecer leituras renovadas sobre mitos, personagens ou enredos tradicionais e sobre os quais as atuais gerações jamais se debruçaram, seja porque não tiveram acesso ou seja porque nunca foram estimuladas a isso”, explica o material de divulgação.

Zé Wellington

E completa: “Nesta palestra, o escritor e roteirista de histórias em quadrinhos Zé Wellington reapresentará a cultura nordestina a partir de duas obras próprias: Cangaço Overdrive (semifinalista do Prêmio Jabuti na categoria História em Quadrinhos) e Luzia-Homem em Quadrinhos. Em Cangaço Overdrive, acompanhamos uma ficção científica onde o estranhamento do transporte para o futuro de um cangaceiro apresenta paralelos entre as piores secas do passado e o período político atual. Já Luzia-Homem em Quadrinhos adapta o clássico do escritor cearense Domingos Olímpio sobre as agruras de uma mulher na seca cearense no século XIX. Outras obras de escritores e quadrinistas cearenses serão apresentadas a partir desta reflexão inicial, que visa aproximar os leitores do rico universo das tradições nordestinas, além de promover debates sobre a difícil convivência do nordestino com à seca”.

Serviço
Tudo em Casa Fecomércio
Quadrinhos e Regionalismo entendendo o Ceará através das histórias
Quando: domingo, 19 de abril, às 18 horas
Com o escritor e roteirista Zé Wellington
Onde: perfil @zewellington.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles