O Clube do Conto é um projeto do Blog Ser Linguagem que nasceu em lives no Instagram (@serlinguagem), em que Dawton Valentim e Sandy Rocha discutiam contos literários à luz de eventos da contemporaneidade. Em abril deste ano, o projeto teve uma segunda edição, em que Dawton e Mailson Sousa discutiram um conto por dia, durante 28 dias, no Youtube.

Em sua 3ª edição, o Clube se renova uma vez mais, passando a contar com curadoras convidadas, que selecionaram contos para serem estudados da segunda à última semana de novembro de 2020. Já o texto da primeira semana foi selecionado por Dawton Valentim, Sandy Rocha e Mailson Sousa, numa alusão ao início desse segmento do Ser Linguagem.

Dawton Valentim

O funcionamento é bem parecido com o de outros clubes de leitura compartilhada: os contos serão lidos e comentados em um grupo no Telegram, e, no fim de cada semana, haverá uma conversa ao vivo, no canal Ser Linguagem do Youtube, com a curadora convidada. A ideia é desbravar as várias camadas de leitura que cada texto reserva de maneira colaborativa.

A seguir, confira a programação:

07/11 (sábado), às 19 horas – Dawton Valentim, Mailson Sousa e Sandy Rocha (abertura do clube) e discussão do conto “A escrava” (Maria Firmina dos Reis)

13/11 (sexta), às 19  horas – Sarah Forte discute o conto “Meu tio o Iauaretê” (Guimarães Rosa)

21/11 (sábado), às 19 horas – Sarah Pinto de Holanda discute os contos “Comba malina” (Dinah Silveira de Queiroz), “Guarde segredo” (Esmeralda Ribeiro) e “A glória no São Cristóvão” (Victor Giudice)

28/11 (sábado), às 19 horas – Sarah Diva Ipiranga discute os contos “O outro”, “Feliz ano novo” (livro “Feliz ano novo”) e “Os inocentes” (livro “Lucia McCartney”) (Rubem Fonseca)

Serviço
Acompanhe o Blog Ser Linguagem no YouTube
Clique aqui

 

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles