Com uma pesquisa que se estende pelas duas últimas décadas, a jornalista Jéssica Balbino lançou, nesta terça-feira, a primeira edição do curso online “Literatura Marginal e Periférica: 20 anos depois”. Com quatro aulas de duas horas cada, a jornalista que é pesquisadora do tema oferece um panorama brasileiro das principais publicações, autores, mercado e o futuro.


Embasada em questões como “O que separa a primeira publicação da revista Literatura Marginal, em 2001, dos slams com milhares de pessoas em praças públicas?” ou “O que difere o livre ‘subindo a ladeira mora a noite’, de Sérgio Vaz, do conto ‘rolezin’, de Geovani Martins?” e ainda “Qual era o Brasil de Capão Pecado e qual é o Brasil de ‘os Supridores’?” e também, “O que separa e o que une as obras de autores como Alessandro Buzo, Mel Duarte, Luz Ribeiro, entre outras?”, a jornalista montou o cronograma das aulas, que servem tanto para pesquisadores, estudantes, leitores ou só apreciadores da literatura contemporânea brasileira.

No curso, segundo a jornalista, que é também produtora cultural, será trabalhada a história da literatura marginal/periférica no país, partindo da primeira publicação da revista Caros Amigos em 2001 e passeando pelos contextos que nos trazem até o momento atual, com a efervescência dos slams, o resgate da oralidade, o protagonismo das mulheres com seus próprios coletivos, as próprias publicações e destacam-se não apenas no mercado editorial brasileiro, mas também mundo afora.

O curso apresenta algumas reflexões que pretendem discutir como se dá a literatura marginal/periférica e busca responder, na prática, quem são seus autores e autoras, o que eles fazem, como começaram a escrever, que saraus, slams e espaços frequentam e sobre o que escrevem. Travamos discussões para entender como se dá a literatura marginal e como os autores constituem vozes plurais nessa polifonia que reporta e escreve a própria história partindo das periferias e margens para o centro.

Ainda de acordo com a pesquisadora, é importante observar que o movimento da literatura marginal/periférica, tal qual será abordado no curso, só existe da maneira como aqui é apresentado no Brasil, e constitui-se um fenômeno, especialmente das periferias, onde criam-se sinergias capazes de projetar a voz destes autores para diferentes espaços.

O material disponibilizado para o curso é fruto de 20 anos de pesquisa, vivência e acompanhamento da literatura marginal/periférica no país.

Em 2016, por meio de um mapeamento, que foi disponibilizado online, foi traçado um breve perfil destas mulheres e através do cruzamento de dados, identificamos etnias, número de publicações, índices de escolaridades, entre outras vertentes possíveis e inerentes à literatura feita pelas mulheres no país. O mapa traz dados científicos e culturais sobre a produção literária feminina e identificou 425 mulheres, por meio de um formulário online de automapeamento, em que as mulheres que se identificam como escritoras responderam perguntas como idade, local onde vive, etnia, se tem um ou não publicações e quais saraus/slams frequentam.

O curso é aberto a todas pessoas interessadas.

Jéssica Balbino

Por paixão e por formação, Jéssica Balbino é jornalista e acredita que as narrativas podem transformar o mundo. Psicanalista em formação, viciada em café e histórias, é mestre em comunicação pela Unicamp, premiada pelo Estado de Minas Gerais com o projeto Margens e pelo Minc com o livro-reportagem “Hip-Hop – A Cultura Marginal”. Recebeu também, por dois anos consecutivos, o prêmio Maiores & Melhores, na categoria Assessoria de Imprensa.

Dedica-se a registrar histórias por meio das vivências. É autora dos livros “Gasolina & Fósforo”, “Hip-Hop – A Cultura Marginal” e “Traficando Conhecimento”, além de ter participado de várias antologias. Entusiasta do jornalismo literário, coordena o Margens, projeto que realiza curadoria, divulgação e edição de conteúdo e reportagens de literatura contemporânea brasileira, especialmente a produzida por mulheres. Criou o Insurgências Gordas, primeiro curso com intelectuais gordes do país. Foi jurada do Prêmio Jabuti e do Prêmio Arte como Respiro do Itaú Cultural. Foi incluída no curso de Literatura Latino-Americana da Universidade de Berlim como bibliografia obrigatória da disciplina de literatura marginal e periférica.

É colunista do site Puta Peita e escreve para veículos como UOL, Catraca Livre, M pelo Mundo, BuzzFeed, Hysteria e Suplemento Pernambuco. Foi editora do G1 por quatro anos. Trabalha como assessora de imprensa apenas para pessoas e projetos em que acredita – e que transformam o mundo, entre eles, Mel Duarte e Livraria Africanidades, já tendo passado por projetos e eventos como Flipoços, Mostra Cultural da Cooperifa, Festival Percurso, entre outros. Foi âncora e editora de conteúdo do podcast #Rabiscos entre 2018 e 2020, fazendo mais de 100 entrevistas com autores contemporâneos, conduzindo e construindo séries de entrevistas. Em 2017, foi apontada pelo Centro Cultural de São Paulo como uma das 100 mulheres que mais incentivam a cultura no país. Quando não está trabalhando, estuda psicanálise, gosta de cozinhar e viajar, mas depois, escreve sobre as experiências.

Serviço
As inscrições podem ser feitas pelo link https://margens.com.br/2021/05/04/curso-online-literatura-marginal-e-periferica-20-anos-depois/

A aplicação para as bolsas podem ser feitas pelo e-mail: jessica@margens.com.br

 

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles