A jornalista e escritora Jéssica Balbino lançou, neste mês de março, o vídeo com o spoken word com performance do poema ‘bom mesmo é estar embaixo d´água [conversa com luedji luna]’, parte integrante do livro “gasolina & fósforo” e começa a pré-venda. O poema é parte da obra autoral que é híbrida e mescla poesia e contos e que está em fase final de produção e o vídeo é parte do projeto que estende a literatura para além das páginas impressas.

O livro ‘gasolina & fósforo’, de Jéssica Balbino, pode ser comprado na pré-venda através do e-mail: jessica@margens.com.br ou pelo link https://apoia.se/gasolinaefosforo

“Eu gosto de fazer uma literatura que seja acessível nas mais diferentes formas e gravar ela em formato de spoken word e filmar um roteiro faz com que as possibilidades de dizer o que tenho vontade se ampliem”, destaca Jéssica Balbino. A performance de três minutos foi gravada em uma música feita por Rebecca Nora. O vídeo tem roteiro e direção da própria autora e também do músico e performer Sá Gabriel. A direção de imagem e edição é de Thito Fonseca, a produção é de Beto Peixoto e a fotografia de Lu Alves.

Jéssica Balbino publicou também o texto ‘e eu não sou uma mulher? a bestialização da mulher gorda’ e anuncia para o próximo dia 1º de abril a segunda turma do curso Insurgências Gordas, que reúne, sob curadoria dela, diferentes nomes da intelectualidade gorda no Brasil em aulas para discutirem mídia, arte, moda, literatura, saúde e diferentes temas que perpassam as vivências destes corpos dissidentes. Além disso, ela realiza, ao lado do jornalista e quadrinista Alexandre de Maio a série de charges que recebe o mesmo nome, Insurgências Gordas, com discussões acerca do tamanho dos corpos e o preconceito por eles sofrido.

Jéssica Balbino

Por paixão e por formação, Jéssica Balbino é jornalista e acredita que as narrativas podem transformar o mundo. Psicanalista em formação, viciada em café e histórias, é mestre em comunicação pela Unicamp, premiada pelo Estado de Minas Gerais com o projeto Margens e pelo Minc com o livro-reportagem “Hip-Hop – A Cultura Marginal”. Recebeu também, por dois anos consecutivos, o prêmio Maiores & Melhores, na categoria Assessoria de Imprensa. É estudiosa de psicanálise.

Dedica-se a registrar histórias por meio das vivências. É autora dos livros “Gasolina & Fósforo – meu corpo em chamas”, “Hip-Hop – A Cultura Marginal” e “Traficando Conhecimento”, além de ter participado de várias antologias.

Entusiasta do jornalismo literário, coordena o Margens, projeto que realiza curadoria, divulgação e edição de conteúdo e reportagens de literatura contemporânea brasileira, especialmente a produzida por mulheres. Criou o Insurgências Gordas, primeiro curso com intelectuais gordes do país. Foi jurada do Prêmio Jabuti e do Prêmio Arte como Respiro do Itaú Cultural.

 

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles