O livro Liz e seus amigos – o poder da inclusão será lançado na próxima sexta-feira, 17 de setembro. Apoiada pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, a obra é uma das poucas produzidas por iniciativas cearenses no âmbito da inclusão e deve preencher a lacuna que há no acesso a materiais acessível para leitura no estado, atendendo especialmente ao público infantojuvenil com deficiência visual, cegos, pessoas com baixa visão e surdos.

Crédito: divulgação

O lançamento oficial do livro e da plataforma virtual será no dia 17 de setembro, às 10h, na nova Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), que conta com espaço para a prática da leitura acessível. Por conta das restrições sanitárias, devido à pandemia de Covid-19, o público deve ser reduzido, mas será realizada uma transmissão ao vivo pelo perfil do projeto no Instagram. Interessados em comparecer ao evento devem entrar em contato para o agendamento. A cerimônia de lançamento contará com a participação de algumas autoridades e de membros da equipe que desenvolveu o projeto. Haverá um momento para contação da história com recursos lúdicos para os visitantes que estejam na Biblioteca no dia.

O projeto também contempla o desenvolvimento de uma plataforma virtual com a versão do livro em formato digital, tradução em vídeo libras, vídeo lúdico com a contação de história, músicas e videoclipes ilustrados, além de materiais didáticos complementares, tendo em vista a dificuldade de acesso a esses materiais por parte de professores e pais. Tudo com recursos de acessibilidade e sem restrição de acesso ao público.

O projeto foi desenvolvido pela ACB Esporte & Cultura.

Crédito: divulgação

Ao todo, estão sendo doados mil exemplares do livro físico em diferentes municípios cearenses. Todos contam com o sistema de escrita tradicional (visual) e Braille, acompanhando CDs com áudio-descrição da narrativa e das ilustrações para facilitar o entendimento da história àqueles que ainda não leem Braille ou ainda não são alfabetizados.

Dos mil exemplares impressos, 100 foram entregues à Secult CE, que deve distribuir a obra nos equipamentos culturais sob sua responsabilidade, incluindo a Biblioteca Pública. Outros 70 exemplares foram entregues à Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Guaiúba e quase 300 exemplares foram entregues no Instituto dos Cegos do Ceará. Estão previstas ainda entregas nos municípios de Maracanaú, Aracoiaba, Baturité, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Palmácia, além de instituições situadas em Fortaleza.

ACB Esporte & Cultura
A ACB Esporte & Cultura é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2013 que promove a inclusão social e o protagonismo juvenil por meio de intervenções esportivas, culturais, artísticas e educacionais. Situada em Maracanaú (CE), a Associação tem como foco o desenvolvimento integral do ser humano, proporcionando condições para o exercício da cidadania, da inclusão e da transformação social. As ações são destinadas sobretudo a jovens em situação de vulnerabilidade social, abrangendo temas de interesse da sociedade civil como um todo.

Serviço
ACB Esporte & Cultura
Endereço: rua 13 B, 55 – Industrial, Maracanaú
Telefone: (85) 9.9628.4619
E-mail: projetobeisebolacb@gmail.com
Instagram: @acb.ngo
Facebook: ACB Esporte e Cultura
Projeto Liz: @lizeseusamigos

 

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles