Leituras da Bel

Fliminha e Instituto Emília ministram aula aberta sobre direito à literatura

0 1

Na próxima quarta-feira (27), às 18h30, a Fliminha, educativo da FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, em parceria com o Instituto Emília, realiza, no Auditório Municipal de Santo Antônio do Pinhal, a aula aberta “A leitura literária como direito desde a educação infantil”, com Ana Carolina Carvalho, mestre em educação e especialista na formação de educadores. O evento presencial reunirá educadores de sete cidades da Mantiqueira, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Haverá interpretação em libras e transmissão online pelo YouTube da FLIMA.

O encontro marca o lançamento do programa educativo na área de leitura desenvolvido pela Fliminha, com patrocínio da Petrobras, especialmente para professores de educação infantil e profissionais da educação e da cultura que atuam nos municípios de Campos do Jordão, Gonçalves, Monteiro Lobato, Paraisópolis, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Sapucaí-Mirim.

Na aula aberta, que conta com o apoio da Secretaria de Educação de Santo Antônio do Pinhal, os participantes poderão fazer perguntas e trocar experiências. Durante todo o primeiro ciclo da formação, com cerca de 12 horas de encontros online e presenciais, os participantes poderão esclarecer dúvidas com a equipe responsável pelo programa e trocar experiências com seus pares por meio de um grupo de WhatsApp criado especialmente com essa finalidade. Essa ferramenta permitirá ampliar a discussão e fornecer subsídios para a evolução do programa.

Fliminha semanal
Além disso, a Fliminha realiza, semanalmente, as atividades literárias para crianças, inclusive da primeira infância, semanais e abertas, sempre aos domingos às 10h, com interpretação em libras e transmissão pelo YouTube da FLIMA. Ao todo, são 20 encontros até a FLIMA presencial, em agosto, em Santo Antônio do Pinhal (SP).


Sobre a FLIMA

Literatura viva é o conceito que estrutura a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, iniciativa cultural independente que, em 2022, chega à sua quinta edição, que será realizada de 25 a 28 de agosto. Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), coração da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, a FLIMA é uma iniciativa cultural independente que desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro na região da serra da Mantiqueira. A FLIMA pensa a ocupação do território de uma maneira respeitosa, visando o desenvolvimento sustentável e inclusivo. O autor homenageado de cada edição é sempre brasileiro – e vivo.

Sobre a Fliminha

Desde 2018, o programa educativo da FLIMA, por meio da Fliminha e do núcleo FlimAmbiental, dedicado a atividades que combinam literatura, arte e educação ambiental, promoveu dezenas de atividades presenciais e online abertas e gratuitas – como oficinas para crianças e famílias, contação de histórias, performances musicais e poéticas, encontros com autores e ilustradores, mesas de debates e vivências na natureza – com a participação de cerca de 8.000 crianças, familiares e educadores. A Fliminha 2022 conta com o patrocínio da Petrobras. O projeto foi um dos oito selecionados, entre centenas de inscritos, no edital público “Petrobras Cultural Para Crianças – Feiras e Ações Literárias”.

Recomendado para você