Leituras da Bel

Viviane Mosé conversa sobre a filosofia e o objetivo da vida no projeto literário Diálogos Contemporâneos

O projeto literário Diálogos Contemporâneos tem continuidade nesta terça-feira, 3 de maio, com mais uma das oito conferências desta edição em Fortaleza. Às 19h, no Cineteatro São Luiz, a escritora Viviane Mosé conversa sobre “O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver”, com mediação da psiquiatra, professora e escritora Lia Sanders. O acesso é gratuito.

Viviane Mosé

Escritora, poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista, Viviane Mosé é mestre e doutora pela UFRJ. É autora de 12 livros entre poesia, filosofia, educação, entre os quais, “Toda palavra” (poesia), “O homem que sabe” (filosofia) e “Nietzsche hoje” (filosofia e psicanálise). Foi indicada ao Prêmio Jabuti por “Stela do Patrocínio – Reino dos bichos e dos animais é o meu nome”, de 2002, e “A Escola e os desafios contemporâneos”, de 2013. Escreveu e apresentou o quadro “Ser ou não ser” no programa Fantástico.

A mediadora Lia Sanders é psiquiatra, doutora pela Humboldt Universität zu Berlin (Berlin School of Mind and Brain). Professora de Psiquiatria da UFC e da Unichristus, artista plástica e escritora. É autora dos livros “A mulher das cavernas”, “Todo mundo tem direito a um segredo”, “O consciente freudiano” e do livro de literatura para crianças “O bicho singular” (2022, Editora Substânsia).

O PROJETO DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS
Com a participação de algumas das maiores referências da literatura brasileira da atualidade, em conferências para pensar o contemporâneo a partir de suas obras literárias, o projeto literário Diálogos Contemporâneos teve início em Fortaleza no dia 18 de abril e segue até o dia 17 de maio com atividades semanais. Já participaram os escritores Mary Del Priore, Mário Magalhães, Tony Bellotto e Preta Ferreira.

Depois de Viviane Mosé, os convidados são: Sérgio Vaz (09/05), que discorre sobre “Literatura e realidade”; Fabrício Carpinejar (dia 16/05), que traz o tema “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”; e Ailton Krenak (dia 17/05), sobre “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade”. Todas as conferências têm transmissão ao vivo no canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic

NAS ESCOLAS – Como uma ação de formação de leitores do projeto Diálogos Contemporâneos, grupos de alunos de oito escolas públicas estão estudando um livro de um dos oito escritores convidados do projeto em Fortaleza. São 30 alunos de cada escola. Juntos, conhecem a obra do escritor e se aprofundam em um de seus livros. Alunos da EEMTI Visconde do Rio Branco estudaram o livro “O homem que sabe”, de Viviane Mosé.

O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).

PROTOCOLO DE ACESSO – Para ter acesso à programação presencial no Cineteatro São Luiz será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto.

Informações:
Site: https://aacic.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/amigoscult/
Twitter: https://twitter.com/amigoscult/
YouTube: https://www.youtube.com/aacic

Recomendado para você