O Instituto Brasil Solidário, o IBS, que atua com projetos voltados para a educação de qualidade no ensino público, foi escolhido para receber o Prêmio Reconhecimento de Literatura Internacional Brasileira 2020, tendo como patrono o fotógrafo Sebastião Salgado. A condecoração será conferida pela Academia Internacional de Literatura Brasileira do Focus Brasil Foundation, em cerimônia no dia 12 de setembro. A escolha aconteceu pela vasta e significativa contribuição do IBS para o incentivo à leitura e divulgação da literatura.

O IBS tem projetos multiplicados nas cinco regiões do Brasil. O trabalho desenvolvido pelo IB envolve desde a doação de acervos, construção, reforma, implantação e organização de bibliotecas escolares, comunitárias e municipais, até a formação continuada de professores.

Trabalho do IBS em Cascavel, Ceará

A homenagem, concedida pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e Focus Brasil New York, acontecerá durante o Encontro Mundial de Literatura Brasileira. O evento, este ano, será transmitido ao vivo entre os dias 09 e 12 de setembro, com 12 painéis e participação de até 130 escritores. O destaque de entrega do prêmio acontecerá no dia 12 de setembro, às 21 horas, com transmissão para mais de 50 mil pessoas ao redor do mundo através da Plataforma Digital do Focus Brasil no Facebook, Instagram e Youtube.

 

O incentivo à leitura e as ações de apoio e suporte pedagógico aos educadores das escolas públicas, não deixou de ser mobilizada, nem mesmo durante o período do distanciamento social. Durante a quarentena, o Instituto Brasil Solidário reformulou todo o material das oficinas práticas de mediação de leitura – antes promovidas presencialmente nas escolas – para uma plataforma digital. E o Instituto lançou o primeiro curso EaD (Ensino à Distância) de Organização da Biblioteca Escolar, Mediação da Leitura e Formação do Leitor.

A formação está sendo ofertada de forma gratuita para escolas beneficiárias dos projetos do Instituto Brasil Solidário, envolvendo desde um material completo com sequências didáticas, apostilas e uma biblioteca virtual, até aulas interativas, com encontros online para promover um intercâmbio de aprendizado e boas práticas entre os educadores, contando também com um certificado ao final do curso.

Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário promove ações de leitura em cidades de baixo acesso cultural, incluindo a montagem de bibliotecas completas, programas de formação em mediação de leitura para educadores e jovens e projetos de estímulo literário instituídos como políticas públicas – entre eles o movimento “30 Minutos pela Leitura”, “São João Literário” e “Anjos da Leitura”.

Trabalha há mais de 20 anos com projetos de desenvolvimento territorial, promovendo ações de desenvolvimento cognitivo e habilidades socioemocionais, de forma interdisciplinar nas áreas incentivo à leitura, educação ambiental, educação financeira, saúde e prevenção, empreendedorismo, arte, educomunicação e cidadania. Ao longo desse caminho, foram montadas mais de 273 bibliotecas com cerca e 1 milhão de livros distribuídos gratuitamente, 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados e 16.122 professores capacitados, em 177 cidades das 5 regiões do país.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles