Foto: Stevepb/Pixabay

Na hora de investir na atração de clientes, o empreendedor precisa conhecer seu mercado para realizar a aposta correta

Para empreendedores iniciantes ou com experiência de mercado, a atração de novos clientes é importante para a manutenção de um negócio duradouro. Pela diferença de segmentos, não há fórmula mágica para conseguir o público: o empresário precisa unir o conhecimento sobre quem consome seus produtos e serviços para montar a estratégia mais adequada para cada caso.

Um dos principais entraves dos empreendedores iniciantes é o desconhecimento de para qual público o negócio está direcionado, explica o publicitário Alison Gomes*. “A primeira coisa é descobrir qual seu perfil de cliente, qual o que vai, de fato, comprar o produto dele”, conta. A partir disso, se consegue estabelecer as estratégias iniciais. O consumidor está na internet? Ele prefere uma loja física? As compras se efetivam na hora ou há uma pesquisa complementar? São respostas que o empreendedor precisa ter antes de fazer começar uma nova campanha.

A estratégia correta
No caso do consumidor utilizar a internet, é importante que haja investimento no segmento digital. Marketing digital, e-mail marketing, técnicas de SEO, tudo deve ser estudado pelo empresário. Por conta disso, o nível de preparo do gestor é importante. Caso não haja domínio dos sistemas, investir em uma capacitação deve ser avaliado como prioridade.

Em caso de compras presenciais, um fator que influencia diretamente nas vendas é o atendimento. Nesse aspecto, o treinamento da equipe de vendas é parte fundamental da jornada do consumidor. “O atendimento é muito importante. De nada adianta investir numa campanha digital para quando chegar a experiência do cliente, a hora da compra não ser a melhor. Ele não vai comprar com você”, comenta Alison.

Mesmo com o desconhecimento inicial de uma parcela dos empreendedores iniciantes, Alison explica que a internet vem facilitando o aprendizado, por meio de dicas e cursos disponíveis online.

Gestão financeira
A partir do momento em que o empresário decide buscar novos clientes, o principal objetivo é o aumento nas vendas ou no acesso aos serviços. Caso o objetivo seja atingido, Alison fala que ocorrem casos nos quais o faturamento continua caindo, por conta de má gestão financeira. “Depois que ele [o empreendedor] vê que todos os fluxos de caixas estão corretos, das despesas, ele pode ter mais clareza. Assim, pode montar um plano de ação para vender mais”, encerra.

Alison Gomes* é analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)

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