Um homem vestido de blusa azul comprida aperta a mão de uma mulher loira, com blusa cinza comprida. Estão em um escritório, cada um com notebook diante de si.

Foto: Rawpixel/Pixabay

Confira sugestões de como encontrar um fornecedor adequado e qual o momento para trocar de parceria

Todo empreendedor que esteja iniciando no mundo dos negócios, em algum momento, vai precisar lidar com um tema: fornecedores. O que para alguns representa dor de cabeça, para outros é somente uma etapa do cotidiano empresarial. Escolher o melhor deles para o seu negócio nem sempre será fácil e, por isso, o blog Meu Negócio trouxe algumas dicas que podem ajudar.

A hora de recorrer a fornecedores surge quando sua empresa passa a ter uma demanda relativamente grande. “Para definir quais fornecedores a empresa irá buscar, é necessário definir bem o perfil do consumidor ao qual a mercadoria será destinada. Sabendo a especificação dos produtos, marcas e quantidades que são necessárias, a empresa poderá avaliar os fornecedores pelo preço, condições de pagamento, qualidade, imagem da marca, prazo de entrega e entre outros”, explica a administradora Mônica Arruda*.

Outra questão é saber quando recorrer a um fornecedor atacadistadistribuidor ou direto ao fabricante. O que vai determinar isso é o volume a ser comprado. Se o volume da compra for pequeno, o empreendedor precisará contar com o atacadista já que os fabricantes, muitas vezes, determinam pedido mínimo ou a compra de um mix de produtos, o que pode ser inviável se a empresa tiver um pequeno volume de compras.

Depois de definir o mix de produtos a serem comprados, sempre levando em conta o perfil e as necessidades dos consumidores, o próximo passo é fazer uma pesquisa no mercado para identificar empresas que possam vir a se tornar fornecedoras. “São fontes de informações para essa pesquisa as revistas especializadas no setor, visita a feiras de negócios, a internet, a indicação dos próprios consumidores sobre quais marcas têm interesse em comprar e a análise da concorrência”, completa Monica.

Quando perceber que chegou a hora de mudar de fornecedor?
Um motivo que leva empreendedores a mudar de fornecedor é o aumento do preço das mercadorias em relação ao mercado. Além do preço, outros fatores podem comprometer a relação com o fornecedor, como falhas no abastecimento, entregas com atraso, linha de produtos com qualidade deficiente ou imagem negativa da marca, vendedores do fornecedor sem comprometimento ou quebra na credibilidade e confiança.

A parceria ainda me traz benefícios?
É importante que os dois lados ganhem, já que se trata de uma relação comercial. As ações conjuntas voltadas para o consumidor geram ganhos para os dois lados. Quando ocorrem descumprimento de acordos, de prazos, ou quando a qualidade do material fornecido não atende o que foi negociado, é hora de reavaliar e buscar outras opções no mercado.

*Monica Arruda é analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE)

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