Imagem mostra o corredor de um shopping. As lojas estão decoradas para o período natalino. Vários consumidores passam com sacolas.

Foto: Steve Buissinne/ Pixabay

Compreender o processo, desde o interesse até a compra de determinado produto ou serviço auxilia o gestor a ser assertivo

Atender à demanda do cliente é fundamental para qualquer negócio que trabalhe diretamente com vendas. Entender o processo, desde a intenção de compra, passando pela pesquisa até o momento de adquirir a mercadoria, é essencial para que o gestor seja assertivo e consiga entregar o produto desejado.

A jornada do consumidor é a trajetória que o cliente ou potencial cliente segue até concretizar uma compra. Para o administrador Rafael Albuquerque*, toda empresa tem a finalidade de fazer negócios. Logo, conhecer o comportamento e as expectativas do cliente é uma estratégia para que a empresa consiga se preparar e estar no momento certo atendendo a essa demanda.

“É preciso compreender o cliente na sua dimensão mais ampla possível, no momento em que ele desperta determinado interesse por algum produto.” Mapeando a jornada do cliente, o gestor identifica quais problemas e soluções existem nesse caminho. A partir dessa experiência, a empresa consegue compreender o movimento e fazer a escuta de mercado para que a oferta do serviço seja mais assertiva.

Rafael observa que a empresa que conhece a jornada do consumidor passa a usar mecanismos de gatilhos mentais em cima daquilo que faz despertar o interesse das pessoas. Segundo ele, para ter sucesso é necessário saber a demanda do mercado e o que os consumidores pesquisam. A partir disso, se passa a estudar temas relevantes e usar técnica de marketing de conteúdo que permitam criar interesse nos consumidores.

A importância de conhecer a jornada do consumidor
“Toda jornada parte da pesquisa de determinado assunto. A empresa precisa se antecipar para estar nesse ambiente para aparecer com uma abordagem de relevância”, destaca o administrador. De acordo com Rafael, a empresa precisa impactar esse consumidor apresentando conteúdos por meio de blogs ou artigos. Aumentar a presença digital é um ponto relevante, observando que os possíveis compradores procuram nesses canais digitais os produtos desejados.

“O cliente quer descobrir determinado tema, então, ele pesquisa nas redes sociais, canais digitais e interage com o conteúdo”, aponta. Albuquerque explica que nessa etapa de identificação, o consumidor percebe opções no mercado e, a partir delas, será impactado a consumir determinado conteúdo para poder tomar a decisão final em relação à compra do serviço ou produto.

Rafael cita como exemplo uma pessoa que tenha necessidade de comprar uma solução tecnológica. “Antes de buscar, ela vai identificar quem são os ofertantes, as empresas que têm esse tipo de produto ou tecnologia para oferecer no mercado”. Ele pontua que os gestores entendendo essa procura, devem buscar se destacar diante de outros negócios para oferecer aquilo que despertou o interesse do cliente.

*Rafael Albuquerque é articulador da unidade de gestão de relacionamento com o cliente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE)

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