Na briga de rua que assistimos no Senado na quinta-feira [6/8/2009] o senador Renan Calheiros [PMDB] xingou o senador Tasso Jereissati de “coronel de merda” [segundo reproduziram os jornais]; em resposta Tasso retrucou com um “cangaceiro de 3ª categoria” para Renan.

Mesmo sendo essa briga daquelas em que é difícil saber quem não tem razão. Vamos raciocinar um pouco sobre se “cangaceiro de terceira categoria” é um xingamente leve ou grave, a exemplo da classificação das multas de trânsito.

Primeiro, vamos dar como certo que “cangaceiro” é ofensa, no caso, posto que, pela altercação, se supõe que foi usada como sinônimo de “bandido” ou “bandoleiro”.

Vamos analisar agora a classificação. Um cangaceiro de “primeira categoria” seria, por exemplo, um Lampião e seu lugar tenente Corisco, famosos por roubar, matar e esfolar no atacado? Descendo a classificação, os demais seriam menos perigosos?

Isso posto será que Tasso acha que Renan é um “cangaceiro” de menor monta, tipo assim um ladrão pé-de-chinelo, portanto sem maior poder ofensivo, ou, no calor da hora, ele apenas errou a classificação de seu inimigo?

Tagged in:

, ,