Plínio Bortolotti

Cid Gomes usa Twitter com instrumento de governo [e conta com o microblog lhe deu uma manchete no O POVO]

2385 5

André Teixeira Bezerra, estudante da turma dos Novos Talentos – programa para novos jornalistas que eu oriento no O POVO – deixou no blog [restrito] do projeto um podcast com a palestra que o governador do Ceará Cid Gomes fez no 3º Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste, realizado no início deste mês, no Centro Administrativo do Banco do Nordeste. Por julgá-la interessante, vou reproduzir aqui alguns trechos.

Ele falou basicamente de sua experiência no Twitter, e lembrou como salvou uma pauta da jornalista Dalviane Pires – do O POVO – quando esta postou um pedido de “ajuda” a Cid Gomes para concluir sua matéria. O governador viu a mensagem, pediu o telefone da jornalista via Twitter, falou com ela, e deu-lhe os dados de que estava precisando.

O governador estava a vontade e foi uma conversa divertida, entrecortada de risos. Cid chegou a brincar com a fama de americanizada que tem Sobral, sua cidade de origem. Quando afirmou que se mantinha “up to date” [autalizado] com a tecnologia, alguém da platéia fez uma brincadeira, e ele emendou: “Gostaram do ‘up to date’?, eu aprendi em Sobral”, provocando risos generalizados.

A palestra

Cid Gomes fez uma histórico da avanço da tecnologia da informação no Ceará e de seu interesse pelo assunto. Foi quando disse que se mantinha “up to date”. Para ele, a informática é um misto de “lazer e trabalho”.

Contou como, a partir de um GPS instalado no seu Iphone passou a fazer o georreferenciamento das obras do Estado, anotando-as no Google Earth.

Foi quando tomou conhecimento do Twitter, pelo uso que o presidente americano, Barack Obama, fez durante a sua campanha. Disse ter observado que o Twitter era uma “ferramente extraordinária” para comunicar-se com as pessoas. Assim, o governador passou a fazer posts no Twitter com link para o Google Maps, onde aponta o local e publica uma foto da obra em construção.

Afirmou que ele mesmo faz suas a atualizações, diferentemente de muitos políticos que repassam a atribuição a assessores. Para ele, a ferramenta “perde o valor” se não for o próprio autor do microblog a preocupar-se com a atualização. Garantiu que não existe um único post que não tenha sido feito por ele mesmo.

Contou que todas as vezes que se encontra com o presidente Lula incentiva-o a criar um endereço no Twitter, mas que não tem conseguido sucesso.

O governador disse que frente à população do Ceará, de mais de 8 milhões de habitantes, podem parecer pouco significtivos seus 4.407 seguidores [4.946 quando escrevi este post], mas que isso não o desmotiva, pois a repercussão de seus posts alcança um universo mais amplo, pois ele é seguido por jornalistas e outras pessoas que reproduzem as informação que ele posta no microblog.

Foi quando o governador lembrou passagem ocorrida com uma jornalista do O POVO,

Dalviane Pires, que preparava uma matéria sobre o refinancimento de débitos com o Estado. Sem conseguir falar com nenhum secretário do governo e com o horário do fechamento se aproximando, ela começou entrar naquele desespero que todo jornalista conhece. Vejam como o próprio Cid Gomes descreveu a situação:

“Uma repórter, não sei se ela está aqui [alguém na mesa lembra-lhe o nome da jornalista], fez um comentário assim [no Twitter]: Ah se o cid me ajudasse. Ela não pedia não; só clamava aos deuses, ao céu [risos]. Aí eu respondi para ela: me mande o seu telefone que eu te ligo. Ela, surpresa, me mandou o telefone. Eu telefonei para ela, foi manchete dojornal no dia seguinte; não manchete que eu liguei para ela [risos], mas o assunto que ela tinha pautado. Muitas vezes eu tenho conseguido me antecipar à [minha] assessoria de impresa.”

O endereço do governador Cid Gomes no Twitter: http://twitter.com/cidfgomes

Recomendado para você

5 Comentários

  • André Teixeira disse:

    Outro comentário engraçado foi antes do Cid começar a palestra dele. O analista Juliano Spyer, que compunha a mesa com Cid Gomes, falava sobre o Wikicrimes – programa alimentado pelos usuários para mapear crimes pelo mundo -, desenvolvido pelo Vasco Furtado. Em determinado momento o Juliano fez uma pergunta retórica: “Você sabe o que fazer com os dados do wikicrime?”. E alguém da plateia respondeu: “Manda pro Ronda” (programa de policiamento do governo Cid). A plateia toda riu, mas o governador ficou sério e desoncertado.

  • Martha Vecchia disse:

    Quem sabe o governador tome conhecimento desse fato por aqui.

    Carta Aberta

    Sou professora de Filosofia do estado do Ceará, trabalhei até o dia 16/04/2010 na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL JUAREZ TÁVORA, dia em que fui removida dessa escola contra a minha vontade, a vontade dos alunos e demais funcionários. A Secretaria de Educação alegou que eu não tenho o perfil para trabalhar nesse modelo de escola e fundamentou essa afirmação num artigo que publiquei no dia 01/04/2010 no jornal O Povo*. Nesse artigo, é veiculado o resultado do ano letivo de 2009 do Juarez Távora. Um resultado revelador e preocupante para um modelo de escola em horário integral, qual seja: 75 alunos em recuperação final, 53 transferidos e 39 reprovados.
    O referido modelo de escola oferece aos jovens, além da formação do ensino médio regular, qualificação técnica que possibilita seu ingresso no mercado de trabalho. Os cursos ofertados buscam atender a demanda de cada região, portanto, são diversos: enfermagem, massoterapia, turismo, edificações, informática, etc. Levando-se em conta que o governo do estado do Ceará tem como meta abrir, em 3 anos, 125 escolas profissionais de ensino médio integrado à educação profissional, esse resultado apresentado por uma escola exigiria da secretaria competente um olhar mais atento e não querer silenciar quem demonstra essa preocupação. Afinal, são milhões dos cofres públicos envolvidos nessa empreitada.
    Quero fazer um apelo aos senhores e ao governo do estado do Ceará para que atentem à proposição essencial do meu artigo: nenhum projeto ou idéia, por melhor que seja ? como é o caso das escolas profissionais, terá sucesso, atingirá seu objetivo se não tiver, minimamente, estratégias didático-pedagógicas e administrativas claras e eficientes.

    Fortaleza, 30 de abril de 2010
    Martha Vecchia
    Professora de Filosofia

  • FRANCISCO ASSIS DE SOUSA FILHO disse:

    Qria q o governo do estado mi ajudace com um carro, pois depois q mi acidentei fiquei condenado a dirigir carros normais, so vou poder dirigir carros altomaticos, minha perna esquerda estar condenada.e preciso de um carro para poder faser meus tratamentos. isso hoje e um sonho. sera q o governador pode realizar meu sonho? nao precisa carro novo. realize meu sonho por favor.

  • JOSUEL MÁRIO DA SILVA disse:

    … CONTINUO SUPRESO COM O ANÚNCIO OFICIAL FEITO PELO CID
    DO SECRETÁRIADO QUE JUNTO COM ELE TENTARÃO ADMINIS
    TRAR A INSTITUÍÇÃO – ESTADO DO CEARÁ, NOS PRÓXIMOS DOIS
    ANOS NO SEU SEGUNDO MANDATO COMO GOVERNADOR.. NUNCA NA HISTÓRIA POLÍTICA DO CEARÁ E DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TIVEMOS CONHECIMENTO DE UM LÍDER DE GOVER
    NO TÃO ATIVO, COMPETENTE, HUMILDE, PRODUTIVO, AGREGA
    DOR, ESPÍRITUOSO, HONESTO, FIEL, LEAL, DEFENSOR INTRÂN
    SIGENTE DOS PROJETOS, AÇÕES, DECISÕES E POLÍTICAS PÚBLI
    CAS DE GOVERNO EM FAVOR DOS CEARENSES E DO CEARÁ, JUNTO AOS SEUS PARES NAS COMISSÕES E NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA/CE… O NELSON MARTINS, POR SER
    PETISTA E ORIUNDO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS/SINDICAIS/CUL
    TURAIS, CAUSOU À TODOS QUE O CONHECEM UMA SUPREEN
    DENTE, MAS POSITIVA SUPRESA COM O SEU EFETIVO EMPENHO
    NA DEFESA RADICAL DOS INTERESSES DO GOVERNO ESTADUAL.
    QUEM FOI LÍDER NA AL, SABE, NÃO SER NADA FÁCIL ESTA MISSÃO
    NO EXERCÍCIO, SEU TITULAR, TEM SEMPRE CONSEGUIDO DESPERTAR DOIS TIPOS DE SENTIMENTOS NO PERÍODO DO SEU MANDATO: AMOR E ÓDIO. MAIS O NELSON FOI UMA UNÂNIMIDADE NA CASA DO POVO, CONSEGUIU A APROVAÇÃO DE TODOS …. MAIS
    NÃO FOI SUFICIENTE PARA SER MANTIDO NO CARGO. NÃO SEI SE PEDIU PARA SAÍ, NÃO SEI SE ELE FOI ORIENTADO A SAÍ, NÃO SEI
    SE POR CAUSA DE UM PROJETO POLÍTICO ELEITORAL ELE TEVE
    QUE CEDER O ESPAÇO PARA UM OUTRO PETISTA… ASSIM, SAINDO DO FOGO DAS DISCURSSÕES POLÍTICAS NA MÍDIA, QUE VINHA LHE GARANTINDO LEGITIMIDADE POLÍTICA, MORAL E SOCIAL; PARA SER INSERIDO EM UM NOVO PROJETO POLÍTICO PARA FORTALEZA EM 2012… NÓS LAMENTAMOS QUE O CID SE TENHA PERMITIDO COMETER ESTE GRAVE ERRO CONTRA SEU PRÓPRIO GOVERNO. CID, JAMAIS, E EM TEMPO ALGUM, VOÇÊ EN
    CONTRÁ UM OUTRO LÍDER DA ESTIRPE DO CIDADÃO, BANCÁRIO, SINDICALISTA, MOBILIZADOR/FORMADOR SOCIAL, ENGENHEIRO AGRÔNOMO, DE DNA PETISTA E DEPUTADO ESTADUAL, QUE SEM SER ELOQUÊNTE NOS DISCURSOS, ERA POR DEMAIS COMPETENTE NOS COMPROMISSOS E NAS AÇÕES; ESTE É O NELSON TRABALHADOR DA CIDADE DE HIDROLÂNDIA/CE.
    FORTALEZA, 06/01/2011
    JOSUEL MÁRIO-PPL/CE

  • luciano martins tavares disse:

    queria saber quantos policiais serão formados para a copa de 2014 ,precisamente formados!!grato!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *