Felipe Milanez, editor da National Geographic Brasil, foi demitido depois de críticas, feitas no Twitter, à revista Veja. As duas revistas são publicadas pela editora Abril.

As críticas referem-se à matéria A farra da antropologia oportunista [publicada em 5/5/2010], que já rendera outra polêmica, abordada em post neste blog.

A demissão aconteceu nesta terça-feira [11/5] depois de três postagens que Milanez fez na sua página do Twitter.

Milanez é jornalista e mestre em Ciência Política pela Universidade de Toulouse (França), como informa em seu perfil no microblog.

[As postagens estão reproduzidas exatamente da forma anotada por Milanez.]

A primeira postagem, foi anotada em 7/5:

«Para os “colegas” que assinaram a matéria “repugante” anti-indígena na Veja (p/ a gente não esquecer no futuro – os indios tem memória)»

No dia 9/5, outros dois posts:

«Veja vomita mais ranso racista x indios, agora na Bolivia. Como pode ser tão escrota depois desse seculo de holocausto? http://migre.me/D7WI»[Referência à matéria “A farsa da nação indígena”.]

«Eu costumava ignorar a idiota Veja. Mas esse racismo recente tem me feito sentir mal. É como verem um filme da Guerra torcendo pros nazistas»

E por, fim no dia 11/5, depois da demissão, uma postagem melancólica:

«To destruído, muito chateado. Acabo de ser demitido por causa dessa infeliz conta de Twitter. Sonhos e projetos desmancharam no ar virtual»