A seção “Painel” do jornal Folha de S. Paulo [edição deste domingo, 6/12/2009] informa que já há votos suficientes na Câmara Federal para aprovar a volta da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão:

«Fênix 1. Já existem votos suficientes na Câmara para aprovar o projeto que ressuscita a obrigatoriedade do diploma de jornalista, derrubada em junho passado pelo Supremo Tribunal Federal.

Fênix 2. No núcleo do governo, há quem enxergue a tramitação do resgate do diploma como laboratório para avaliar a viabilidade de aprovação de projeto para estabelecer o “controle social” dos meios de comunicação.»

Comentário

Do mesmo modo que uma “certa esquerda” demoniza a mídia comercial; uma “certa direita” acha que qualquer medida estabelecendo critérios para o funcionamento dos meios de comunicação é “censura” ou “ditadura”.

Assim, para os primeiros, quem é contra a obrigatorietade do diploma – ou defende outro modo de regulamentar a profissão – está “a serviço dos patrões”.

Para os segundos, quem ousa dizer a mídia precisa funcionar obedecendo a determinados critérios – como acontece em todos os países democráticos do mundo – é “chavista” ou canditado a ditador.