psolO Psol [Partido Socialismo e Liberdade] inaugura sua biblioteca amanhã [3/3, quarta-feira], na sede do partido, às 19 horas: Avenida do Imperador, 1397 – Centro – 3254 5150.

A biblioteca levará o nome de Lívio Xavier. Cearense de Ganja, Lívio foi um dos maiores nomes do trotskismo no Brasil. Trotskista é o nome que recebem os seguidos de Leon Trotsky, um dos principais líderes da Revolução Rusa de 1917.

Lívio foi um dos fundadores da Liga Comunista Internacionalista [1929], o primeiro agrupamento trotskista no Brasil. Outro cearense, Alexandre Barbalho, historiador e professor da Uece, escreveu um livro sobre o comunista de Granja: “Lívio Xavier – Cultura e política” [Casa Socialista, 2002].

Além da biblioteca do Psol, começa a suas atividades o Círculo de Leitura Daniel Bensaïd, homenagem do filósfo francês, morto em janeiro deste ano. Dele, será lançado o livro “Trotskismos”.

Na abertura das atividades falarão a professora e historiadora Adelaide Gonçalves e o advogado Renato Roseno, militante do Psol.

Além da leitura no local, a biblioteca também alugará livros e venderá obras da editora Expressão Popular.