A Open Knowledge Foundation publicou interessante vídeo sobre a importância de os governos abrirem os seus dados para que os cidadão tenham informações, normalmente restritas a algumas autoridades.

No Brasil, existem iniciativas que visam garantir o direito ao acessos às informações dos governos, em seu vários níveis. Está em votação no Senado a Lei de Acesso às Informações Públicas, que conta com o apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Para trabalhar mais efetivamente no assunto foi criado o Fórum de Direito de Acesso às Informações Públicas, que tem como um de seus objetivos defender “uma lei que garanta e facilite o acesso do público no Brasil a documentos públicos produzidos pelos Três Poderes da República, bem como aos documentos de governos estaduais e municipais”. No site do Fórum há notícia atualizada sobre a tramitação da lei de acesso.

O vídeo pode ser visto aqui (12 min), com tradução de Everton Alvarenga. (Everton esclarece que a tradução foi colaborativa, a parte que lhe coube, em torno de 85%).