Plínio Bortolotti

Eleito para governar o Brasil, Bolsonaro dedica-se a agradar a sua claque

1406 37

Parece que as pesquisas andam de mal com o governo do presidente Jair Bolsonaro. Recentemente a consulta XP/Ipespe mostrou que, pela primeira vez, desde que assumiu o cargo, o índice de “ruim e péssimo” (36%) superou o “ótimo e bom” (34%). Além disso, a mesma instituição divulgou que também cai a aprovação do governo Bolsonaro entre os agentes do mercado financeiro, que estiveram na linha de frente de sua eleição. A taxa de “ruim e péssimo” nesse setor pulou de 1% em janeiro para 43% em maio. A avaliação positiva, tanto na pesquisa geral quanto na limitada aos investidores, cai consistentemente desde de janeiro, ao mesmo tempo em que aumenta a apreciação negativa. (veja aqui)

Se a avaliação geral do governo é desfavorável, quanto a uma de suas principais propostas, a coisa está pior. Pesquisa realizada em março pelo Ibope, divulgada agora pelo portal G1, revela que a grande maioria da população é contra a flexibilização na posse de armas e, mais ainda, contra o porte de armamento de fogo.

Dos entrevistados, 73% manifestaram-se contrários à facilitação do porte para cidadãos comuns, com 26% dizendo-se favoráveis (1% não soube ou não quis responder). “Porte” refere-se ao direito de o cidadão carregar uma arma na cintura ou em seu veículo. Quanto à posse (manter uma arma em casa), 61% são contrários à flexibilização e 37% são favoráveis (2% não souberam ou não responderam).

Bolsonaro, eleito para governar o Brasil vem, cada vez mais, dedicando-se a agradar a sua claque. Pode-se argumentar que, ao tomar a decisão de facilitar a posse e o porte de armas, ele está cumprindo “promessa de campanha”. Ocorre que, de fato, há um certo percentual de eleitores que votaram nele devido às propostas mais “radicais” e pelo seu pendor à extrema direita. No entanto, um segmento mais relevante votou por opor-se ao PT, pelo descrédito nos políticos e por acreditar que Bolsonaro, de fato, representava uma “nova política”. Crença que vai se esvaindo rapidamente.

Os votos a favor das armas concentram-se no setor mais radicalizado e minoritário do bolsonarismo, que tende a defender o presidente em qualquer hipótese. Observe que foram 26% a se manifestarem a favor da ampliação da possibilidade do porte de armas. Já aqueles que consideram o governo positivo somam 34% (maio), mas, em janeiro o índice era de 40%, redução de 14 pontos percentuais em cinco meses. Isso mostra que a queda no apoio a Bolsonaro vai continuar, caso não haja algum fator importante que possa reverter a tendência. A meu ver, esse percentual de apoio incondicional deve estabilizar-se em torno de 20% de seu eleitorado.

Não é por acaso que com o Produto Interno Bruto (PIB) caindo e o desemprego aumentando, a única coisa que ocorre ao presidente é preocupar-se em retirar radares das estradas e com aumentar o tempo de validade das carteiras de motorista. Ele sabe que atende a um setor que gostaria de andar armado e, talvez, barbarizar no trânsito, sem o risco de levar multa.

A propósito, segundo publicou o jornal Folha de S.Paulo, o presidente Jair Bolsonaro, três de seus filhos e sua mulher, Michelle, receberam pelo menos 44 multas de trânsito nos últimos cinco anos, conforme registros do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). A primeira-dama e o senador Flávio (PSL) estão acima de 20 pontos permitidos para o período de um ano, o que poderia resultar na suspensão do direito de dirigir.

A questão é saber até que ponto o governo está disposto a continuar agindo dessa maneira, e se essa forma de governar é sustentável.

*******
>>A pesquisa do Ibope foi realizada entre 16 e 19 de março, ouvidas 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

>> No G1.

Recomendado para você

37 Comentários

  • PAULO CARVALHO disse:

    Discordo da forma de governar desse imbecil em todos os seus aspectos, mas uma coisa me deixava inquieto: porque esse imbecil tem a intenção de alteração a legislação de trânsito, no que respeito à pontuação – sua intenção é aumentar – nescessária à perda carteira de motorista. Esseartigo meu trouxe a resposta…

    • Eduardo Pinheiro disse:

      Não cara, a intenção é ajudar os motoristas profissionais a não perder seu direito de trabalhar por causa da industria da multa. Ai inclua taxistas, motofretistas, motoristas de caminhões. Gente que ganha a vida sentado transportando gente e riquezas pelo pais. Essa medida não é pra condutores de corolla não.

  • Eduardo Pinheiro disse:

    Chora mais Plínio.
    Os mesmos institutos de pesquisa que diziam que o Bolsonaro não ganharia de ninguém no segundo turno. Hoje ele é presidente eleito com 58 milhões de votos.
    E até em multa de trânsito tu ta se agarrando.

    44 multas dividido para 5 pessoas da 8,8 multas cada por ano. Mas em 5 anos então da 1,7 multa por ano por cabeça. Tem menos multa que eu. É muito desespero e necessidade de falar mal do presidente. Se o Brasil tivesse cometido a loucura de eleger o Andrade, o jornalista seria só afagos a economia, relativizaria os processos do dito cujo. Tá risível as suas participações nos debates do povo. Acompanho só pra ver o seu apego ao espantalho. Parece até que cultiva milho rsrsrs

    • Plinio Bortolotti disse:

      Eduardo, 1) Quem vai chorar é você; 2) há gente que sempre culpa o termômetro quando está com febre [é o caso de quem se recusa a analisar o que dizem as pesquisas]; 3) Se você está levando duas multas por ano, é melhor prestar mais atenção, pois parece que você dirige como vota; 4) Você deve ser uma espécie de vidente para saber o que eu estaria dizendo o governo do “Andrade”, tente colar alguns cartazes em postes oferecendo esse tipo de serviço; 5) Quer dizer que você me ouve todo dia? Não precisa dar desculpa por isso não, agradeço demais.

  • rafael disse:

    Ninguém vota num embuste desses por motivações pouco ou nada republicanas e fica impune. Pobres assalariados que dependem de educação e saúde públicas logo logo vão entender a diferença entre “estado mínimo” enquanto clichê replicado por robôs virtuais e “estado mínimo” como prática de gestão. Alguns hospitais públicos começaram a fechar as portas, não terei pena !

  • Eduardo Stefanni Melo Pinheiro disse:

    Chora mais Plínio!
    Os mesmos institutos de pesquisa que diziam que o Bolsonaro não ganharia de ninguém no segundo turno.
    Hoje ele é presidente eleito com 58 milhões de votos.
    E até em multa de trânsito tu ta se agarrando. 44 multas dividido para 5 pessoas da 8,8 multas cada por ano.
    Mas em 5 anos então da 1,7 multa por ano por cabeça.
    Tem menos multa que eu.
    É muito desespero e necessidade de falar mal do presidente.
    Se o Brasil tivesse cometido a loucura de eleger o Andrade, o jornalista seria só afagos a economia, relativizaria os processos do dito cujo.
    Tá risível as suas participações nos debates do povo.
    Acompanho só pra ver o seu apego ao espantalho. Parece até que cultiva milho rsrsrs

    • Rafael disse:

      Parece que vc sofre de sério transtorno cognitivo, não consegue reconhecer o mal que
      as ações desse desgoverno começaram a fazer em diversos setores da sociedade. Ora bolas, alguém que vem do baixo clero sem nunca ter feito NADA pelo social e ascender à presidencia com frases prontas só pode ser coisa de bananeira do 3 mundo

  • Francisco disse:

    Que engraçado… essa fotografia parece o desgoverno do PT!!! Só que não… o Presidente certamente tem seus problemas, mas tem muita gente boa no governo querendo fazer algo sério. Mesmo com tudo isso aí, penso que as reformas da previdência, tributária e de governança (parte do Moro) serão aprovadas, mesmo com alguns ajustes. Se o Bolsonaro conseguir isso, vamos voltar para a condição pós Lula na Economia. Vai dar para esquecer da Dilma e pensar em crescer de novo!

  • CARLOS disse:

    Eu também acredito que o Plinio , nem é Mortadela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o Choro é Livre . Bolsonaro vem Cumprindo as Suas promessas de Campanha , o que o Jornalista achar do presidente Bolsonaro está Levando Energia Eletrica para Roraima interligando as Hidreletricas, um Estado que desde de 1943 depende de termo Eletricas gerando uma Despesa de 1,9 BI por Ano ao Povo brasileiro, e ficar dependente também da Energia da Venezuela do Ditador Maduro, Bolsonaro cumpre com a sua palavra, em quanto a cachorrada Ladra , a Caravana do Bolsonaro vai passamdo.

  • CARLOS disse:

    e outra Jornalista, se ele estivesse agradando a Claque dos Petralahs, uma hora dessas Estaria Jogando Dominó com Luladrão e Zé Dirceu , na Prisão, ou Precisar Desenhar.

  • Celio Augusto Tavares e Sales disse:

    Presidente, que presidente? Temos aí um engodo, que está levando o país à ruína. É preciso ser muito fanático e acreditar nestas atitudes populistas e irresponsáveis, para garantir apoio a um homem deste. Um político há quase trinta anos, encaminhou os filhos para mandatos eletivos e , nunca produziu qualquer intervenção importante. Cinicamente, fala que não gosta de política. Já vivemos situações muito graves neste país, passaremos por esta também.

  • Ubiracy disse:

    Infelizmente o pseudo comentarista comenta e não aceita ser comentado. Quem teve o prazer de ler grandes colunistas no jornal Opovo, hj tem de aguentar alguns insanos desse naipe baixo.

  • Amyr Feitosa disse:

    o prof. Plínio na sua insanidade e fanatismo tenta confundir com palavras os ignorantes que não as percebem por muito óbvio … claque é conluio, tramóia, maquinação … esquece o boquirroto e metido a esperto “mestre” que quem formou uma claque foi alguém que com outros canalhas e criminosos liderou uma quadrilha que levou o país ao caos e ao lixo e cumpre prisão por vários crimes com outros mais graves a serem julgados … tudo sob pleno seu aplauso ou silêncio … hoje se presta a escrever sandices saudoso de seu ladrão de estimação a quem idolatra como um deus … fala sério Plínio você não é lido apenas por seus ignorantes asinus mas por gente que sabe onde tem o nariz e não se deixa enganar pelo seu besteirol ressentido.

  • Antônio Sampaio disse:

    Prezado Eduardo Pinheiro, a lei é par todos. O profissional do volante sabe que as regras de trânsito existem e devem ser obedecidas. Este desculpa de aumentar a pontuação é jogar para a claque.

  • Antônio Sampaio disse:

    Prezado Amyr Feitosa, que achas de escrever somente na área do futebol. Gosto muito dos seus comentários na coluna do Alan Neto, você trabalha bem nesta área, mas quando você escreve sobre política tentando justificar seu voto no BOZO me faz pensar que você faz parte da CLAQUE. Saudações tricolores.

    • Amyr Feitosa disse:

      quem te disse que votei em alguém? não tendo em quem votar a última vez que votei foi em 2002 amargando dura e cruel decepção em ajudar pelo voto a levar um canalha criminoso cleptomaníaco ao poder e levar nosso amado país ao caos e ao lixo … e não foi protesto é que jamais votarei em canalhas e nem em ladrões só isto … nunca mais serei um inocente útil para quem quer que seja … mas na próxima espero pode escolher alguém e votar é o meu sonho.

  • CARLOS disse:

    Tipico de Esquerdalha cortou meus Comentários, o bom para o Jornalista é Governar na Base do Mensalão e Petrolão, para a Claque da Mortadela.

    • Plinio Bortolotti disse:

      Melhore o seu linguajar se quiser ver seus textos publicados. Mas dessa vez vou publicar como exemplo do seu tipo de “argumento”.

  • Bezerra disse:

    Leitores inteligentes. Essa foi boa. Acabou a boquinha é pulo pra tudo que é lado. Podem falar mal, Divulgar pesquisas encomendadas, não importa. A maior pesquisa é o povo que o elegeu. Grande demonstração agora na cidade de Petrolina. Veja o discurso do jovem prefeito da cidade, o qual é filiado ao PT e fez um discurso brilhante sem babação e puxa-saquismo. Incrível que os honestíssimos senhores que passaram 20 anos delapidando o erário publico, estão em sua maioria presos, inclusive o chefe maior e alguns jornalistas não falam nada. Você tá longe de um Alexandre Garcia. é uma pena.

  • CARLOS disse:

    Caro Jornalista , da mesma maneira que você tem a Liberdade de chama de Craque os Eleitores do Presidente Bolsonaro , também temos o mesmo Direito de chamar de Claque , os Apoiadores do Ex Presidente Presidiário Lula, condenado por Lavagem de Dinheiro e Corrupção.

  • Alexandre disse:

    Prezado Plinho, de fato o Governo Federal tem merecido muitas críticas, mas o que é intrigante é o fato de ser artigos não se reportarem ao cenário político local que, penso eu, ser muito importante, uma vez que os Governos Estadual e Municipal, também, influenciam muito e diretamente em nossas vidas! Dito isto, por que você não direciono um pouco o foco de seus holofotes para mas próximo? Será por que no seu ponto de vista não são importantes ou por que você considera que está tudo certo no Ceará e em Fortaleza ou será por que vc é especialista apenas no Bolsonaro?

    • Plinio Bortolotti disse:

      Olá, Alexandre, agradeço por ter respondido meu post com argumentos, de forma dialógica, assim é que se faz um bom debate. Quanto ao seu questionamento, de fato, tenho por hábito comentar mais a política internacional, em comparação com a local, estadual e municipal, mas isso não começou agora. Você encontrará várias críticas minhas – rádio e escritas – quanto à questão da segurança pública, por exemplo, entre outras (governo estadual). E, por óbvio, não entendo que os givernos locais fazem “tudo certo”, porém, me dedico mais a questões nacionais, a meu ver de principal importância no momento.

  • O que seria de nós sem o humor cáustico do Plínio???.
    Quando passar a reforma da previdência (e caso sua aprovação impulsione novamente o desenvolvimento do país)que foi colocada para debaixo do tapete nos governos anteriores de Fernando Henrique,Lula,Dilma e Temer,veremos como será avaliado o governo atual.
    Bom dia Plínio.Não deixe de escrever…

    • Plinio Bortolotti disse:

      Olá, Helmut, agradeço por ver minhas respostas como humor, não como agressão. Entender ironias é um sinal de inteligência. ; ). Quanto às questões político-econômicas, vamos ver como a coisa se desenrola.

  • Alexandre disse:

    Blz, Plinho entendo que vc se preocupe mas com o macro, mas sugiro que diversifique um pouco, pois não devemos esquecer do “nosso quintal” a final temos que olhar para dentro e não só p/ “fora”, mesmo porque acaba dando uma impressão, certamente equivocada, de que vc tem uma certa “perseguição” pelo Bolsonaro e de qualquer tente fazer artigos ressaltando algum ponto positivo do Governo Federal, porque senão dará a impressão que vc também joga para a “claque esquerdista” o que acredito veementemente que não ocorra!!! Paz no seu coração!!!!

  • Alexandre disse:

    Blz, Plinho entendo que vc se preocupe mas com o macro, mas sugiro que diversifique um pouco, pois não devemos esquecer do “nosso quintal” a final temos que olhar para dentro e não só p/ “fora”, mesmo porque acaba dando uma impressão, certamente equivocada, de que vc tem uma certa “perseguição” pelo Bolsonaro e de qualquer forma tente fazer artigos ressaltando algum ponto positivo do Governo Federal, porque senão dará a impressão que vc também joga para a “claque esquerdista” o que acredito veementemente que não ocorra!!! Paz no seu coração!!!!

  • Diego disse:

    Pelo visto os algorimos e os robôs do bolsonaro ainda estão fazendo bem seu trabalho de enganar pessoas.

  • LEITOR CONSCIENTE E INTELIGENTE disse:

    Lá vou eu! Tudo bem que o “Homi” é destrambelhado nas suas ações, é governante de MSN TWITERs FACEs e outros babados mas, e eu repito, mas, enquanto eu não ouvir no rádio, ler nos jornais ou ver na televisão notícias do tipo: Bolsonaro manda dinheiro do BNDES a fundo perdido para países alinhados esquerdistamente (inventei esa agora). Recebeu propina das Odebrechts e OAS da vida, fala mal do Brasil lá fora para agradar os Gringos (essa sim, uma espécie de claque). Constrói pontes, portos, estradas e outras obras com o nosso sagrado dinheirinho para seus amiguinhos, em troca de uma gorda fatia e principalmente se factua que sua fortuna se baseia em tantas e tantas palestras dadas não sei aonde e nem para que plateia e se encontra preso há mais de um ano, condenado que foi nas três instâncias judiciais, então Senhor Jornalista eu vou continuar agradecendo a DEUS por 58 milhões de brasileiros o terem colocado naquela cadeira lá em Brasília.

    • Plinio Bortolotti disse:

      Caro “Leitor Consciente e Inteligente”, continue, afinal, você é um “Leitor Inteligente”. Não costumo discordar de quem assim se apresenta.

  • carlos disse:

    Eu gostaria de perguntar ao Amyr Feitosa, o signicado da palavra “MILICIA” e veja se ela é legal e estar de acordo com a constituição cidadã, o que eu entendo que se o Bolsonaro morasse na China e falasse mandarim padrão estaria condenado pelo tribunal popular e fuzilado em praça pública com direito a pagar até as balas de que foi vítima.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *