Afastamentos ocorrem por influência de Eunício Oliveira no governo (Foto: Agência Senado)

Afastamentos ocorrem por influência de Eunício Oliveira no governo (Foto: Agência Senado)

Maiores cargos federais no Ceará, diretorias do Banco do Nordeste (BNB) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) passam hoje por “reformulação” no Estado. Nas últimas horas, foram afastados dos órgãos diversos aliados de Cid e Ciro Gomes (PDT) e da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e sua base.

No lugar, devem ser indicados aliados de Eunício Oliveira (PMDB). Ação ocorre após o cearense articular, na madrugada desta quarta-feira, 10, aprovação de relatório que transformou Dilma em ré por crime de responsabilidade no Senado. Com perspectiva de que a votação fosse adiada, ele convenceu aliados a abrirem mão de discursos para antecipar a sessão.

Diário Oficial da União desta quinta-feira já traz as nomeações de Ângelo José de Negreiros como diretor-geral do Dnocs e de Roberto Otto Penna na Diretoria de Infraestrutura do órgão. Já no BNB, devem ser demitidos os diretores Luiz Carlos Everton e Eliane Libânio Brasil de Matos.

O Dnocs era comandado pelo PP desde abril, com aliado do deputado Macêdo sendo indicado poucos dias antes da votação do impeachment de Dilma na Câmara Federal. Já diretores do BNB eram ligados ao deputado José Guimarães (PT) e aos irmãos Cid e Ciro Gomes. Eliane Brasil, por exemplo, é esposa do secretário adjunto de Pesca do Ceará, Euvaldo Bringel.

Com orçamentos expressivos, Dnocs e BNB são equipamentos de peso do governo federal. Os órgãos possuem ainda grande peso político na região Nordeste, o que sempre cai bem em ano de eleição.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles