Capitão Wagner conseguiu crescer mais que RC entre os dois turnos das eleições em Fortaleza (Foto: Reprodução)

Capitão Wagner conseguiu crescer mais que RC entre os dois turnos das eleições em Fortaleza (Foto: Reprodução)

Apesar de ter sido derrotado na disputa pelo comando da Prefeitura de Fortaleza, o deputado estadual Capitão Wagner (PR) teve melhor performance que seu adversário quando comparados os resultados das duas etapas da disputa. No primeiro turno, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) conquistou 524.973 votos, o que corresponde a 40,81% do total. Já no segundo turno, RC obteve 678.847 votos, um crescimento de 153.874 votos.

Capitão Wagner, por sua vez, angariou 400.802 votos no primeiro turno (31,8%) e 588.451 (46,43%) no segundo, o que representa um aumento de 187.649 votos. Não foi suficiente para ultrapassar Roberto Cláudio, mas deixou a corrida eleitoral bem mais acirrada do que previam os aliados do atual prefeito. O ex-governador Ciro Gomes (PDT), por exemplo, chegou a afirmar que a diferença entre eles ficaria em torno de 200 mil votos. Foi pouco mais de 90 mil, o que demonstra que administrar a vantagem de mais de 124 mil votos conquista no primeiro turno foi fundamental para a vitória do último domingo.

Já Wagner fica com um capital político impressionante, que deverá ser fundamental para as eleições de 2018, principalmente se decidir disputar o Governo do Estado.

Tagged in:

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles