Lupi garante André na disputa mesmo com perspectiva de poucos votos (Foto: Elza Fiúza/Abr)

Lupi garante André Figueiredo na disputa mesmo sem petistas (Foto: Elza Fiúza/Abr)

Presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi afirma que André Figueiredo (PDT) não voltará atrás de disputar a presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro. Segundo Lupi, o deputado manterá candidatura ainda que seja confirmada tendência de apoio do PT e PCdoB ao atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Apesar de aliado de Michel Temer (PMDB) – que petistas e comunistas consideram “golpista” –, Maia deverá ter apoio das siglas em troca de espaço na Mesa Diretora da Câmara. A medida tem sido criticada por segmentos da esquerda, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-secretário de Cultura do Ceará, vereador Guilherme Sampaio (PT).

Com a aliança PT e Maia, candidatura de André Figueiredo fica bastante “desidratada”. Em entrevista ao Blog do Eliomar, Carlos Lupi afirma que, apesar do cenário complicado, candidatura de André segue até o fim, buscando construir uma “frente independente” de oposição contra a reeleição de Maia.

“Voto e criança a gente só sabe depois que nasce!”, diz o presidente do PDT. Apesar disso, disputa continua polarizada entre candidaturas de Maia e de Jovair Arantes (PTB-GO), representante do chamado “Centrão” da Câmara. Na última semana, Rogério Rosso (PSD-DF) anunciou afastamento da disputa até julgamento da Justiça sobre candidatura de Maia.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles