Política

Dinheiro que iria para festas de Carnaval irá para água, saúde e segurança

613 24
Decreto do governador suspendeu repasses estaduais para festas de Carnaval (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Decreto suspendeu repasses estaduais para Carnaval (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Dinheiro economizado com decreto do governador Camilo Santana (PT) sobre o Carnaval 2017 irá para atendimentos de emergência em recursos hídricos, saúde e segurança, confirma o governo do Estado. Na última terça-feira, foi publicado decreto do governador vetando o repasse de recursos estaduais para festas de Carnaval, incluindo patrocínios e apoios.

O governo afirma que a medida ocorre pela “necessidade de se priorizar a realização de gastos públicos que se destinem às áreas com problemas recorrentes de atendimento emergencial, em especial nos Recursos Hídricos, Saúde e Segurança”, diz nota do governo.

Como a medida já é aplicada durante todo o governo Camilo Santana, a gestão não sabe hoje estimar o valor total de recursos economizados com a medida. Estão resguardados ainda, no entanto, editais carnavalescos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que hoje somam cerca de R$ 1,2 milhão.

Recursos Hídricos

Desde o início deste ano, o governo tem dado atenção especial à questão hídrica do eSTADO. Com perspectiva da não conclusão da obra da Transposição do Rio São Francisco até o segundo semestre, a gestão enfrenta cenário de possível colapso hídrico em diversas regiões.

Na tarde desta quarta-feira, o governador esteve em reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), em Brasília. Na ocasião, cobrou repasses federais para uma série de projetos de combate aos efeitos da seca no Estado. Também nesta quarta, Camilo inaugurou um sistema de aproveitamento de água subterrânea no Porto do Pecém.

Em dezembro passado, Camilo criticou atrasos na Transposição e disse que, em caso de colapso em Fortaleza, culpa seria do governo Michel Temer (PMDB). Em resposta, a União anunciou repasse de R$ 47 milhões para o Ceará em ações de combate à seca.

Defesa Civil

Nesta quinta-feira, a deputada Fernanda Pessoa (PR) se reuniu com o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins (PT), para cobrar soluções para o fim do convênio de municípios com a Defesa Civil. A situação poderia deixar as cidades com problemas de abastecimento.

“Recebemos a preocupação da prefeita de Boa Viagem Aline Vieira  e, prontamente, nos mobilizamos para que os serviços não sejam paralisados, pois, nossa gente sofre demais com a seca”, diz a deputada.

Recomendado para você

24 Comentários

  • João Batista Canuto disse:

    É isso ai Sr. Governador, parabens pela sua iniciativa

  • ALDEMIR MARÇAL disse:

    Parabens Governador, que seu exemplo seja seguido pelos demais do Brasil

  • andrade disse:

    Também acho quem quiser brincar o carnaval use seu próprio dinheiro não o meu em impostos!!!

  • george byron disse:

    Concordo plenamente. Só que esse cabra tá esquecendo que gasta uma bolada bem gorda para pagar cache de artista no reveillon. Esse dinheiro economizado no carnaval vai para a saúde mesmo ou vai para o bolso desse cabra? Heim?

  • Ademir disse:

    Parabéns Governador, chega de desperdiçar dinheiro em um evento que só gera violência, consumo de drogas e doenças venéreas. Espero que o nosso estimado prefeito siga o seu exemplo, e mantenha o dinheiro do contribuinte no cofre. Até mesmo, como ele mesmo declarou, os tempos são de vacas magras, a ordem é economizar. PARABÉNS GOVERNADOR CAMILO!

  • Francisco Nogueira disse:

    Será que essa verba da farra carnavalesca faz parte do orçamento remanejável do Estado? hahaha

  • A situação mais difícil hoje é a hídrica, sem agua não há vida!!!

  • luiza maria disse:

    Parabéns governador pelas medidas tomadas, e por ter colocado como prioridades a saúde, a segurança, e os problemas hídricos de nosso estado.

  • Araujo disse:

    Parabenizar a iniciativa desse governo que toma atitudes fortes e o povo cearense gosta disso.
    Camilo começa racicionar e fazer a politica mais serio no Ceará

  • Laudim disse:

    Ano passado foi assim também algumas cidades o carnaval foi vetado mas será que os municipios teve algumas melhoras no combate à seca pq pelo menos o meu não teve e que saúde uma vergonha hospitais públicos do ceara e segurança mas que segurança mesmo kkkkkkkk é pra rir governador o pessoal né mais burro não!!!! #tiraamaodobolsodocearenseladrão

  • Os cearense estão passando necessidade cuida governo

  • Fatima Costa disse:

    Bela iniciativa do governador! Essa sim merece nossos parabéns! Que Deus te recompense por isso!

  • Raimundo Ivan O. Fonseca disse:

    Parabéns Governador pela atitude hj o Ceará está precisando muito mais de saude, Educação, Segurança e água do que festas carnavalescas……..

  • Antônio do Nascimento Silva disse:

    O meu comentário é o mesmo do Raimundo Ivan.Não precisamos de bagunça como o CARNAVAL,e sim precisamos é de muitos medicamentos nos Posto de saúde,segurança bem paga em nosso Estado do Ceará e se Deus quiser teremos um bom inverno.

  • Leoneide disse:

    Isto é ter um.olhar comprometido com as reais necessidades do seu povo

  • Sergio Ricardo disse:

    Rapaz, simplesmente perfeito. Parabéns Governador. Sou contra seu partido – PT, mas não posso deixar de reconhecer uma excelente decisão, pois jamais podemos nos dar ao luxo de festa as custas de dinheiro público com desculpa de turismo e cultura, que traz empregos e etc quando tudo isso é pura falácia para satisfazer meia dúzia de empresários. Festas devem ser em clubes e nas ruas com dinheiro da iniciativa privada e não dos cofres público. Essa decisão mostra coerência e responsabilidade com o ente público e consequentemente com seu cliente – o povo

  • O momento é delicado para o `Poder publico estar patrocinando Festas, precisamos de outros beneficios neste tempo de crise, e dificuldades em nosso Pais , e principalmente nos aqui do nordeste ……………..o Governador estar correto.

  • Janete disse:

    Ate q enfim nosso governador tomou uma iniciativa boa pois o nosso sertao estao sofrendo muito com a falta de agua e nossa cidade falta de seguranca educacao e saude !!! Mas em nome de Jesus use mesmo este dinheiro para ajudar as necessidades das pessoas!!!!FICA O NOSSO ALERTA ESTAMOS DE OLHO!!!!

  • E Silva disse:

    Sabia decisao . Ainda nao entendo o pq governos do nordeste continuam sem uma gestao hidtica voltada para reaproveitamento das aguas que desembocam no mar . exemplo vale do acarau e jaguaribe .E uma vergonha tanta agua perdida enquanto vemos a desertizacao de grandes areas no sertao . as aguas deveriam voltar em eclusas e sistema de tubulacoes irrigando grandes areas secas e assim aumentando a capacidade de armazenamento de agua em novos teservatorios proximos aos leitos dos rios . Trazer agua de tap longe quando temos agua quase o ano todo se perdendo no mar .

  • Venerando Alexandrino filho disse:

    Está na hora de lembrarem dá população que sofre com a falta d`agua, residências com total desabastecimento do precioso líquido nas casas habitadas. Vamos acabar com a farra do nosso dinheiro suado as custas de altos impostos, gastos com garras e coisas inúteis.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *