MPCE acusa de irregularidades na campanha eleitoral

MPCE acusa irregularidades na campanha

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) entrou com ação na Justiça pedindo a cassação dos diplomas da prefeita e vice-prefeita, Maria Irisneile Gadelha e Gilca Maria Machado, respectivamente, por irregularidades na prestação de contas da campanha eleitoral de 2016.

De acordo com o promotor de Justiça Eleitoral Edilson Izaias, a ação baseia-se em decisão já protocolada pelo juiz eleitoral da 86ª Zona, que constatou as ilegalidades e rejeitou as contas da chapa. “A gama de dispositivos conjuntamente considerados montam uma situação de total desprezo pela prestação de contas eleitoral, de modo que, como o ínclito Magistrado desta Zona Eleitoral já se pronunciou na prestação de contas originária, as condutas aqui perpetradas são gravíssimas, devendo conduzir, a nosso sentir, indubitavelmente, a cassação dos diplomas conferidas as representadas”, argumenta o membro do MP.

Dentre as falhas encontradas, destacam-se a realização de despesas antes da abertura da conta de campanha e após a data das eleições e a omissão de gastos eleitorais. O Ministério Público Eleitoral requereu à Justiça o recebimento da representação específica e, caso considerada procedente, a cassação dos diplomas das gestoras municipais.

Defesa

Ao blog a prefeita Íris Gadelha (PSB) afirmou que ainda não foi notificada da ação do MPCE e que tem “várias provas” que esclarecem as acusações de gasto irregular na campanha do ano passado. “Fico triste por ser surpreendida por isso. Vou deixar a justiça agir. Fui transparente. O que há é uma inconsistência de informações”, disse.

O advogado da gestora, Pedro Neto, alegou que a cliente utilizou apenas recurso partidário e que não houve caixa 2. “Ela não tem nada a temer, não houve caixa 2, falcatrua ou ilicitude. A minha cliente se pautou pela regularidade, foi uma campanha franciscana”, disse. Neto disse ainda que a ação do MP “é uma inconsistência técnica” e que vai “explicar no momento certo”.

Tagged in:

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles