Eleitores devem regularizar situação até o dia 2 de maio (Foto: Divulgação)

Cerca de 70 mil eleitores cearenses poderão ter seus títulos cancelados porque não votaram nem justificaram nas últimas três eleições. Quem estiver nesta condição deve comparecer aos cartórios das zonas eleitorais em todo o Estado até o dia 2 de maio.

Dos 69.739 eleitores no total, 28.136 títulos nesta situação estão só em Fortaleza. Em Caucaia, são 3.855 e em Juazeiro do Norte,  1.301 eleitores. O total de títulos passíveis de cancelamento em todo o País é 1.961.530.

Para regularizar as pendências, o eleitor deverá apresentar documento de identidade com foto, título eleitoral e comprovantes de votação ou de justificativa. Se não possuir, deve pagar a multa ou solicitar a dispensa de recolhimento, para os casos previsto em lei. Se você não sabe a sua situação eleitoral, pode consultar pelo sitio do TRE na Internet ou Disque Eleitor, através do telefone 148.

Quem não regularizar seu título pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Também pode ter dificuldades para ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral.

 

 

 

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles