Senador Tasso Jeireissati será o presidente da CAE (Foto: Divulgação / PSDB)

O senador tucano Tasso Jeiressati deve assumir presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira, 14, após um mês de atraso na instalação das comissões.  O nome do cearense já estava confirmado extra-oficialmente desde o início do ano, quando Eunício Oliveira (PMDB) foi alçado à presidência da Casa, e a comissão é uma das mais influentes da Casa.

Na terça e quarta-feira, 15, estão agendadas reuniões para instalação de seis comissões: Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Relações Exteriores (CRE), Comissão de Direitos Humanos (CDH), Comissão de Educação (CE), Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A única comissão permanente já instalada no Senado é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Edison Lobão (PMDB-MA).

Nos bastidores, fala-se que uma disputa entre o PMDB e PSDB por poder na Casa foi a responsável pelo adiamento da instalação das comissões. O POVO chegou a publicar edição em que o certame entre os partidos teria feito o PMDB pensar em recuar na indicação de Tasso.

O PSDB detém a vice-presidência do Senado, com Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e a avaliação da legenda de Eunício é que já estaria com muita força. O PSDB tem a segunda maior bancada da Casa, atrás apenas do partido do governo, o PMDB.

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles