Corregedoria-geral inicia inspeções nas Varas Cíveis de Fortaleza (Foto: Divulgação)

O corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, realiza um ciclo de inspeções judiciais nas Varas Cíveis de Fortaleza. A fiscalização iniciou na última segunda-feira, 8, a partir da 5ª Vara Cível, comandada pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Roberto Bulcão, Ernani Pires de Paula Pessoa Júnior e Henrique Lacerda, e deve seguir até a próxima sexta-feira, 12.

Também serão inspecionadas as 3ª, 4ª, 23ª e 24ª Varas Cíveis, sendo uma a cada semana. Segundo o desembargador, as atividades não são rápidas porque visam avaliar com mais profundidade despachos, sentenças e o andamento regular das ações. “Vamos verificar a efetividade dessa prestação jurisdicional, não só a produtividade, mas também a qualidade”, explicou.

As primeiras varas a serem inspecionadas foram escolhidas por conta de algumas reclamações que surgiram. As inspeções verificarão se as queixas realmente procedem ou não. “O nosso objetivo é melhorar a prestação jurisdicional, sem visar a pessoa do juiz, profissional que merece todo nosso respeito”, observou o desembargador. Ele ainda lembrou o cuidado necessário diante das reclamações recebidas. “Sempre examinamos como muita cautela porque sabemos que há muitos interesses contrariados pelos magistrados”, frisou.

Visitas
Em paralelo, o corregedor-geral também visitará, informal e aleatoriamente, outras unidades judiciárias do Fórum. O intuito é verificar funcionamento, dificuldades que impactem a prestação jurisdicional, varas mais sobrecarregadas e que precisem de apoio. “É mais um diálogo, um encontro, uma ‘pré-presença’ da Corregedoria da Justiça no Fórum, com o objetivo de avaliar todas essas carências e dificuldades”, explicou.

As visitas poderão contar com a presença do diretor do Fórum e de representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE), Defensoria Pública do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE).

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles